Governo e Prefeitura inauguram Centro de Reabilitação e entregam benefícios habitacionais em Marituba

Ainda dentro das comemorações pelo aniversário de 27 anos de Marituba, o governador Helder Barbalho e a prefeita Patrícia Mendes inauguraram, nesta segunda-feira (27), o Centro Especializado em Reabilitação (CER), no município. Os gestores também entregaram 400 títulos definitivos de imóveis, 350 benefícios do programa “Sua Casa” e termos de autorização de serviços para 100 mototaxistas. O evento contou com a participação de deputados federais, estaduais, vereadores e secretários municipais.

Os CERs são referências em reabilitação

O governador Helder Barbalho destacou que um titulo não é apenas um documento. Por trás de um título há a história de pessoas que sonham com a regularização de suas terras e de suas casas.  ”  São pessoas  que esperaram há muito tempo por este sonho, para ter a segurança de não ser despejado de seu imóvel. Para os que receberam o Sua Casa,  comprem o material aqui no município. Valorizem o comércio local”, recomendou.

O governador anunciou também um investimento de mais de um milhão de reais que irá permitir mais 7.500 domicílios regularizados em Marituba.

Patrícia Mendes comentou que a parceria com o Governo tem permitido a realização de inúmeros benefícios para a população de Marituba. “ Quem ganha é a população que tanto precisa dessas melhorias. Precisamos de mais obras. Sabemos que o Governo tem feito muito, mas temos a certeza de que juntos iremos conseguir fazer muito mais pelo nosso município”, destacou.

CERs são pontos de atenção ambulatorial especializados em reabilitação que realizam diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva. O CER de Marituba fica localizado na área do Ginásio Poliesportivo de Marituba, na rodovia BR 316, no quilômetro 12, no bairro Centro.

O diretor do Centro Especializado em Reabilização, Jailson Cruz, explica que o CER em Marituba vai oferecer serviços que vão desde a fisioterapia ao atendimento médico especializado. “Os serviços são destinados a quem possui alguma deficiência física, crianças até 3 anos de idade que precisam de alguma estimulação motora, autistas até 18 anos, entre outros. A via de acesso ao centro será através de regulação local, centros especializados e do centro diagnóstico de Marituba”, pontua.

Regularização Fundiária Urbana – O contabilista Alberto Primo, 67 anos, recebeu o título definitivo de seu imóvel que fica localizado no bairro Centro. Ele explica que sempre enfrentou o problema de não possuir o título de sua casa e com o documento se sente mais tranquilo. “Agora eu tenho um documento com uma matrícula que irá me permitir ir até um banco, fazer um financiamento e fazer benfeitorias em uma propriedade que é

Leidiana vai construir a casa para seus 9 filhos

minha”, destacou.

Os 400 títulos definitivos de imóveis foram entregues dentro do “Programa Minha Terra Legal”, executado pela Secretaria Municipal de Habitação (Sehab), em parceria com o Instituto de Terras do Pará (Iterpa), Companhia de Habitação do Pará (Cohab) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

É a Regularização Fundiária Urbana de Marituba (Reurb). O processo traz esperança às famílias que aguardavam, desde a emancipação do município, em 1994, pelo registro definitivo de seus imóveis. Os registros que estão sendo entregues são de domicílios do bairro Centro, por onde foi iniciado o processo.

Sua Casa – O governador do Estado também entregou 350 benefícios do Programa Sua Casa, um investimento de mais de 3 milhões de reais. O “Sua Casa” consiste na concessão de dois benefícios com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

Destinado à construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação de unidade habitacional, o objetivo do programa é proporcionar a melhoria da qualidade de vida da população da população.

Os benefícios podem ser utilizados na aquisição de materiais a serem utilizados na construção, reforma, ampliação, melhoria ou adaptação da unidade habitacional e auxílio pecuniário para a contratação da mão de obra para a execução do serviço. Em Marituba, 200 famílias já foram beneficiadas com o “Sua Casa”, neste ano.

“ Penso em ter uma casa melhor para mim e para meus filhos. Sei que este valor vai dar para começar a colocar em prática este sonho”, falou a dona de casa Leidiana Cardoso, 38 anos, que possui 09 filhos e mora no bairro da Pedreirinha.

O governador e a Prefeita também entregaram 100 autorizações de serviço aos mototaxistas do município. Com a autorização, os mototaxistas passam a trabalhar de forma legalizada, trazendo a padronização e segurança para quem utiliza estes serviços.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito