Governo do Pará assina ordem de serviço do Programa “Creches Por Todo o Pará”

Na noite da última terça-feira (22), o Governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho, assinou a ordem de serviço do Programa “Creches Por Todo o Pará”, que visa, de forma imediata, a construção de creches em diversos municípios do estado, entre eles Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Municípios com grande número populacional serão beneficiados com duas creches.

“Nossa ambição é zerar o déficit na educação infantil, que corresponde de 0 a 5 anos, para que os alunos tenham sucesso em suas trajetórias na educação”, destacou o governador Hélder Barbalho.

Marituba, 9° município com a maior população do Pará com cerca de 130 mil habitantes, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), será contemplado com a construção de duas creches: Conjunto Eucaliptal, no bairro Decouville e bairro Novo Horizonte, nas proximidades do Residencial Viver Melhor Marituba, com 400 vagas disponibilizadas para crianças de O a 5 anos.

Cada creche será equipada com 10 salas de aula, lactário, berçário e condições necessárias com área recreativa, biblioteca, brinquedoteca e auditório para atender esse público da educação infantil.

“Sem dúvida esse é mais um grande projeto do Governo do Estado do Pará que beneficiará diversas famílias de Marituba que ficarão tranquilas sabendo que nosso município estará cuidando de suas crianças”, ressaltou de forma entusiasmada, a prefeita de Marituba, Patrícia Mendes.

Para a secretária municipal de Educação de Marituba, Eny Leite, as creches darão mais eficácia no acompanhando cognitivo na primeira infância, possibilitando ainda alimentação escolar saudável e necessária que visa garantir vitaminas e proteínas necessárias que melhoram a evolução cognitiva.

“Com a construção de estruturas amplas e seguras, o município atenderá com excelência as necessidades dos nossos educandos, possibilitando às suas mães e familiares, segurança em deixar a criança em um local de construção de conhecimento, de troca de experiências com outras crianças e com pessoas capacitadas e empenhadas para o acompanhamento da evolução pedagógica e a maturidade cronológica de cada criança”, disse.

Reforço escolar – O Governo do Pará também lançou nesta terça-feira (22), o Projeto “Reforço Escolar”, que integra a política de valorização da educação pública estadual. A iniciativa faz parte do Programa “Todos juntos pela Educação”, ampliando de quatro para sete horas o período de aulas na programação da TV Cultura, de segunda a sexta-feira. A expectativa é que o projeto beneficie cerca de 500 mil alunos.

O sinal da TV Cultura chega a 108 municípios, mas o governador esclareceu como o “Reforço Escolar” beneficiará todos os municípios. “Nós iremos trabalhar com outras duas ferramentas. Onde não há TV aberta, tem o sinal da antena parabólica. Mas não vamos ficar por aí. Eu não posso cercear o aluno de uma cidade que não tem o sinal da TV Cultura. Por isso, com o prazo de duas semanas, o Estado estará contratando outras TVs abertas que vão suprir a programação educativa”, explicou o governador.

Da Redação Semed com informações da Agência Pará

Fotos: Tchelo Figueiredo