Governo do Estado inaugura Usina da Paz Nova União em Marituba, neste sábado (18)

O Governo do Estado entrega, no próximo sábado (19), a Usina da Paz de Marituba, localizada no Bairro de Nova União. No local serão disponibilizados 80 serviços gratuitos à população, como atendimento médico e odontológico, consultoria jurídica, emissão de documentos, cursos, capacitação técnica e profissionalizante, além de eventos e encontros da comunidade.

A UsiPaz é mais um grande benefício à população trazido pelo Governo do Estado ao município de Marituba. Construída nas margens do rio Mocajatuba, a Usina da Paz Nova União terá o diferencial de ofertar atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle, que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), a partir do segundo semestre.

A construção da Usina da Paz Nova União foi acompanhada de uma série de serviços de infraestrutura no bairro para garantir o acesso ao local. Entre essas obras está a Rua 1º de Janeiro que recebeu serviços de terraplanagem e pavimentação asfáltica, além de serviços de drenagem em alguns pontos.
A unidade conta também com uma quadra poliesportiva; um complexo de dojô para a prática de artes marciais, piscina, quadra de areia, salas de audiovisual e inclusão digital.

O complexo conta também com playground, área de viveiro, compostagem, horta, academia ao ar livre e estacionamento, além de espaço multiuso para cursos livres e de dança, teatro, robótica, musicalização e biblioteca. Os usuários da Usina da Paz terão acesso ao sinal de wi-fi gratuito disponibilizado pela Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Pará (Prodepa).

“Com essas parcerias quem ganha é a população que tanto precisa dessas melhorias. A atual gestão do governo do Estado é a primeira que olha para o município com um olhar diferenciado, que não vê um colégio eleitoral, mas as pessoas que moram na cidade e que tanto precisam de investimentos que tragam qualidade de vida para todos os munícipes”, destacou a prefeita Patrícia Mendes.

A nova UsiPaz, antes mesmo da entrega, já trouxe benefícios, como a geração de mais de 100 postos de trabalho. O atendimento na UsiPaz Marituba começa na próxima segunda-feira (21), às 8h.

Serviço:
Assunto: Inauguração da Usina da Paz Nova União
Data: 19 de março de 2022
Hora: 10 horas
Endereço: Rua Bom Sossego s/n, bairro União – Marituba.

Informações adicionais:

A Usina da Paz Nova União é um projeto integrado ao programa Territórios Pela Paz (TerPaz), do Governo do Estado, coordenada pela Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac).

Em Marituba, foi construída em um terreno de 9.850m2 de área total, localizada na Avenida Bom Sossego, esquina com Rua Dez de Janeiro.A unidade tem área construída de 4.410m2. Esta é a terceira unidade deste complexo comunitário entregue à população, a primeira foi a UsiPaz Icuí-Guajará, em Ananindeua e a segunda, a UsiPaz Cabanagem, em Belém.

As obras da Usina da Paz Nova União geraram 130 postos de trabalho e estão sendo executadas por empresa paraense.

As instalações são adaptadas para acesso de pessoas com deficiência. O projeto desenvolvido pela arquiteta Bel Lobo se adapta às características climáticas da região amazônica, como chuvas durante todo o ano e altas temperaturas.

Neste sentido, as áreas de circulação dentro dos prédios da Usina e da Assistência contam com iluminação e ventilação natural.

Pensado dentro de conceito de sustentabilidade, a usina dispõe de estações de tratamento de esgoto e, dentro da política de neutralização das emissões de carbono geradas durante a fase de construção, a Vale efetuou o plantio de 428 mudas na unidade.

O prédio da Assistência tem um total de 25 salas, já o prédio da Usina conta com 37 salas. Esses ambientes são climatizados com sistema VRF moderno, que promove intensa renovação do ar.
Também haverá espaços para cursos livres e de dança, teatro, robótica, artes marciais, musicalização e biblioteca.

O diferencial desta UsiPaz é a utilização do rio Uriboca para práticas de atividades esportivas aquáticas como canoagem e StandUp Padlle que serão realizadas pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). O projeto está em andamento e, em breve, será ofertado à população.

Da Redação Comus

Foto: Patrik Santos