Governador do Estado entrega obras, anuncia recursos e inúmeros benefícios em Marituba, nesta quinta-feira (26)

O governador do Estado, Helder Barbalho, estará em Marituba, nesta quinta-feira (26), assinando convênios, entregando obras e trazendo inúmeros benefícios para a população do município. Na ocasião, Helder Barbalho irá receber, da Câmara Municipal, o título de Cidadão Maritubense. A cerimônia irá ocorrer no Ginásio Poliesportivo de Marituba, a partir das 16h30 e contará com presença da Prefeita Patrícia Mendes, vereadores e autoridades estaduais.

Nova sede da Defensoria Pública – O Governador Helder Barbalho inaugura, nesta quinta-feira (26), a sede da Defensoria Pública em Marituba com descerramento da placa às 16h. A nova sede será composta por recepção, gabinetes de atendimento, sala de medicação, sala de reuniões, brinquedoteca, e um espaço confortável para a população. O endereço da Defensoria Pública em Marituba fica localizado na rua Cláudio Barbosa da Silva nº 198, no Centro.

A instituição presta serviços à população da cidade há mais de 10 anos e tem uma trajetória de assistência à população bastante extensa. Após anos tendo sedes provisórias na cidade, a DPE implementa esta novidade com a instalação de uma sede nova, que visa garantir mais conforto aos usuários, servidores e defensores, além de proporcionar atendimentos de forma mais digna e humana aos assistidos.

A Defensoria levará a grande inovação da instituição para este ano, a Carreta de Direitos, que é uma sede móvel, totalmente equipada com capacidade de 16 guichês para atendimentos, antena de internet rural, gerador próprio, plataforma móvel para levar mais recursos e acessibilidade de forma qualificada às populações vulneráveis de todo o estado.

Na ocasião, a população da cidade poderá emitir, RG, segunda via de CPF, segunda via de certidão de nascimento, fotos 3×4, e por fim, conseguir orientações e encaminhamentos jurídicos.

Construção do Centro de Convenções Cultural e Poliesportivo em Marituba – Helder Barbalho irá assinar também nesta quinta-feira (26) o convênio para a construção do “Complexo Cultural e Esportivo do Município de Marituba” que contará com Pista de Caminhada, Quadra Poliesportiva, Quadra de Areia, Playground, Quiosques, Área de Jogos, Academia ao Ar Livre, Fonte Interativa e Quadra de Skate. O complexo também irá contar com o Centro de Eventos e um auditório composto por um grande salão e área coberta de 3.414 m², com acessibilidade garantida.

Localizada no KM-12 da BR-316, a área da Emater possui mais de 19.470 m², que inclui o prédio que abrigava a oficina e o galpão do trem da antiga estrada de ferro Belém-Bragança.

O Termo de Cooperação Técnica já foi reafirmado durante a reunião entre a Prefeitura e Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (EMATER-Pará), neste mês. Consta no Projeto o Centro de Convenções, Feira de Produtos Agroecológicos e Museu da Estrada de Ferro Belém Bragança (museu, centro cultural e de lazer).

“Essa obra vai acontecer como resultado de uma parceria entre Governo do Estado, Emater e Prefeitura de Marituba e vai beneficiar toda a população do município, que vai ganhar um centro cultural e um centro de convenções com feiras de artesanatos e vendas de comidas típicas, gerando emprego e renda para aqueles trabalhadores que estão desempregados ou foram afetados pela pandemia. E além disso será mais um espaço de lazer para o povo maritubense”, detalha a prefeita Prefeita Mendes.

Forma Pará – Em Marituba, o governador do Estado também irá assinar o protocolo de intenções e anunciar os cursos de Pedagogia e Letra/Libras que serão ofertados na chamada 2022 do “Forma Pará”, por meio da Universidade do Estado do Pará (Uepa). A previsão para o processo seletivo da chamada 2022 é para o mês de janeiro.

O Forma Pará visa reduzir o déficit de acesso à formação superior, principalmente, entre os jovens, além de mobilizar esforços para aumentar o número de cursos ofertados por IES públicas no estado.

O programa é executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), unindo esforços com as instituições de ensino, Prefeituras e organizações sociais.

Em Marituba, o Forma Pará já oferece o curso de História pelo IFPA. Esse curso faz parte da chamada 2020, cujo o vestibular ocorreu no dia 4 de julho deste ano. As aulas devem começar agora em outubro.

Sua Casa – O Governador do Estado também irá entregar 40 cheques da segunda etapa do programa “Sua Casa para 40 famílias”, no município. O “Sua Casa” consiste na concessão de dois benefícios com o objetivo de garantir auxílio financeiro para aquisição de material de construção e pagamento da mão de obra.

Em Marituba, 200 famílias já foram beneficiadas com o “Sua Casa”, neste ano. Helder Barbalho também irá anunciar a disponibilização de mais 300 cheques que serão entregues até o final do ano para as famílias de Marituba.

CredCidadão – Helder Barbalho irá realizar o lançamento do Programa de Microcrédito do CredCidadão em Marituba. O Núcleo de Gerenciamento de Microcrédito – CredCidadão tem por objetivo incentivar a geração de trabalho e renda entre os microempreendedores com necessidades financeiras.

Pautada em uma metodologia específica, baseada no relacionamento direto, com orientação educativa sobre plano de negócio, gestão do negócio para crescimento e sustentabilidade da atividade econômica e contribuindo para qualidade de vida da família.

O serviço consiste na concessão de microcrédito adequado para criação, crescimento e consolidação de empreendimentos, desenvolvendo e transferindo tecnologias, na contribuição ao desenvolvimento social e econômico.