Gestores municipais discutem os índices de matrículas da rede municipal

0

Anderson Mescouto, coordenador municipal do Censo Escolar

A coordenação municipal do Censo Escolar reuniu os 71 gestores das escolas municipais nos dois últimos dias, 11 e 12 de maio, no auditório do Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), para fazer uma análise de dados da matrícula da rede municipal de ensino.

Segundo Anderson Mescouto, coordenador municipal do Censo Escolar, além da análise comparativa de dados de matrícula inicial da rede municipal de ensino, foram discutidos os desafios dos gestores de escolas em buscar novos alunos, uma vez que foi grande a redução nos índices de matriculados.

Os dados do Ministério da Educação mostram que em 2020 foram matriculados 24.853 alunos em Marituba e, em 2021, até o mês de abril, o Gestor Web, que é o sistema usado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) para matrícula de alunos, registrou 23.546 alunos matriculados nas escolas municipais de Marituba, o que representa uma queda de 5,5%.
De acordo com o levantamento do Censo Escolar, a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), foi o que mais teve perda de alunos matriculados. Foram 1.997 em 2020 e 1.572 em 2021, o que representa uma queda de 27,04%.
Anderson Mescouto explicou que a queda do número de alunos na rede municipal representa a redução nos recursos destinados à educação. “A queda do número de alunos representa a queda impactante dos recursos, de toda ordem. Todos os programas são afetados. Por meio das informações do censo é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e é planejada a distribuição de recursos”, informou.
“Por isso estamos reunidos aqui, para definirmos alternativas para aumentar esse quantitativo de alunos matriculados. A equipe do censo escolar espera que os gestores possam analisar os seus dados e maximizem o número de matrículas em suas unidades de ensino”, complementou.

Marituba matriculou, em 2021, cerca de 24 mil alunos para a rede municipal de ensino

Para a secretária municipal de Educação, Eny Leite, o Censo Escolar tem papel fundamental na aquisição de recursos públicos. “É a partir do Censo Escolar que o município recebe recursos. Então, precisamos ficar atentos ao quantitativo de alunos matriculados. Nossos gestores têm a missão de manter esses alunos nas escolas e articular essa permanência. Essa é a base para pensarmos as políticas públicas na área educacional. Visando esse trabalho é que ampliamos a equipe do Censo Escolar, sediada na Semed”, detalhou.

A gestora Fabiane dos Santos,  da Escola Municipal Maria de Fátima Monteiro Ferreira, localizada no bairro do Mirizal, declarou que a queda no número de alunos matriculados este ano já era esperada. “Já esperávamos que houvesse  uma disparidade entre os anos de 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19. Isso resulta de questões como desemprego,  medo,  insegurança e falta de acesso à Internet. É  importante ressaltar que as matrículas do ano de 2020 foram realizadas no ano anterior, considerado um ano normal, enquanto a matrícula deste ano está acontecendo em um momento de muita insegurança e incerteza. De fato, são números preocupantes. Precisamos de estratégias para reverter esse quadro no município”, ponderou. Segundo a gestora, a captação de novos alunos ocorre de forma contínua, por meio de busca ativa, utilizando-se de ligações telefônicas, visitas nos endereços, anúncios em bicicleta som, entre outras.
“Em virtude da nossa escola estar numa zona periférica, considerada de risco, tivemos muitas dificuldades na busca ativa, como o receio de não nos receberem em suas residências, assaltos contra a nossa equipe, entre outros. Então, encontrar esses educandos e levar as atividades até eles foi e continua sendo o nosso grande desafio”, disse a gestora.

Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed
Fotos: Wenderson Santos

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade