Formação Continuada em Educação Infantil – Programa Tempo De Aprender

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O Programa “Tempo de Aprender” é uma política pública do MEC

Sob o tema “Preparação para Alfabetização: As práxis Pré – Alfabetizadoras Interdisciplinares do Trabalho Pedagógico”, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio dos Departamentos de Programas, Planos e Projetos (DPPP) e Pedagógico, realizou na manhã desta quarta-feira,19, na Escola Municipal Emília Clara, formação para os docentes da educação infantil (Pré- I e II) dentro do programa de alfabetização “Tempo de Aprender” do Ministério da Educação (MEC).

 

A formação aconteceu na escola Emília Clara

O Programa “Tempo de Aprender” é uma política pública do MEC, que visa fortalecer o processo de aquisição da leitura e da escrita, e dos cálculos matemáticos (raciocínio logico) no tempo adequado para os educandos, oportunizando aos docentes suporte necessário para dominar as habilidades e competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e assim possam ministrar suas aulas com dinamismo e criatividade.

 

Professora Berla Marques

“Esses momentos, além da valorização profissional em que se cumpre a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), são para potencializar nossos docentes do ensino infantil que, a partir de suas experiências, terão mais condições para elevar a qualidade da educação”, pontua uma das formadoras, professora Berla Marques.

 

 

Formação para aulas com mais dinamismo e criatividade

Ao todo, 110 docentes da educação infantil participaram desta formação, divididos em cinco salas de aula, para momentos de dinâmicas que constituíram- se em debates, partilha, construção de materiais pedagógicos com recursos de papelaria e/ou recicláveis, entre outros utilizados no processo de ensino aprendizagem em sala de aula com sequências didáticas de gêneros textuais e de atividades com materiais voltados à educação infantil, tendo o livro “Bons Amigos – Guia de Preparação para a Alfabetização” do MEC como base para este momento formativo.

“Nos apropriamos ainda mais desses recursos pedagógicos, discernindo melhores formas de trabalho em sala de aula para assim avançarmos no processo de alfabetização”, ressalta sobre a importância da formação a professora do pré- I da escola municipal Eládio Soares, Marleia Cardoso.

 

 

Texto: Ascom Semed

Fotos: Paulo de Souza

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