Forças de segurança do município atuam na fiscalização do decreto e do lockdown

As operações estão ocorrendo diariamente, para fiscalizar o decreto estadual e o lockdown

O borracheiro Claudionor do Rosário, de 49 anos, estava voltando de bicicleta para casa, após um dia de trabalho, quando foi parado na blitz, em frente à Praça Matriz de Marituba. O motivo? Claudionor não estava usando máscara. Após ser orientado pelas equipes das Diretorias de Trânsito e Transporte da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob), e receber uma máscara, seu Claudionor foi para casa devidamente protegido. “Ter tido essa orientação pra mim foi muito importante. Eu até tenho duas máscaras em casa. Mas com a correria, a gente esquece. Todos eles foram bem educados e atenciosos”, comentou o borracheiro.

Além de Claudionor, outras pessoas e veículos foram abordados na ação, que, além de agentes da Segmob, também contou com o trabalho da Guarda Civil Metropolitana, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, no final da tarde desta terça-feira (16), no centro de Marituba. As operação estão ocorrendo diariamente, com o objetivo de fiscalizar o cumprimento do decreto estadual e o lockdown. Além de pessoas a pé, de bicicleta, de moto e em carros particulares, veículos do transporte público também são parados para a checagem do uso de máscara pelos passageiros, motoristas e cobradores, além da lotação de cada carro.

A Guarda Civil Municipal também participa das operações, seja em viaturas e motocicletas. De acordo com a subcomandante Maria da Conceição Sena, a Guarda está participando de ações durante quase 24h. “Estamos realizando a orientação das pessoas, seja nas ruas ou em estabelecimentos. As operações ocorrem de manhã, de tarde e à noite”, salientou a subcomandante.

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana de Marituba (Segmob) realizará mais operações em outros locais do município, durante o período de Lockdown, que iniciou na última segunda-feira, 15, e vai até a próxima segunda-feira, 22.

As operações são integradas entre órgãos do município e do Estado

Texto: Luiz Antonio Pinto

Fotos: Ary Brito