A terceira edição do Festival do Açaí do município de Marituba contou com grande público, no final de semana, na Praça da Matriz. O festival é o maior evento gastronômico e cultural em torno da cadeia de produção do fruto do açaí, na Região Metropolitana de Belém.
Este ano o evento ocorreu no domingo (10), e contou com expositores, batedores de açaí, cozinhas, artesãos de forma direta e formalizada. Como atração, a feira contou com grande show da Suanny Batidão.
A programação ainda contou com apresentações artísticas e culturais, incluindo o desfile de biojóias.
O Festival do Açaí tem como objetivo o incentivo da produção agrícola do fruto, o fomento mercantil dos segmentos da indústria e comércio e o artesanato local de maneira formalizada com foco nos empreendedores locais, orientar e capacitar os vendedores sobre as boas práticas sanitárias do seu manuseio do início ao fim da cadeia produtiva, além de celebrar as manifestações culturais do imaginário popular paraense em torno do açaí.
O secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Yuri Bastos, explicou que a Sedap tem todo um trabalho realizado em torno da cadeia produtiva do fruto, já que Marituba tem potencial técnico e geográfico para expandir sua produção.
Ele destaca que, além da preocupação com o aspecto socioeconômico, a Sedap tem como objeto a comercialização do fruto nas praças e mercados de Marituba.
“Nós trabalhamos também com a sustentabilidade do processo através do artesanato que é incentivado através das Feiras da Agricultura em parceria com a Emater, contribuindo assim com a sustentabilidade e com a qualidade final do produto comercializado em nosso município”, destaca.
Capacitação e boas práticas – Os batedores de açaí de Marituba também terão capacitação sobre boas práticas e manipulação do fruto, visando obter qualificação profissional.
O curso foi ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter), que tem fomentado a formalização destes profissionais pela sala do empreendedor.
De acordo com o titular da Sedeter, Oziel Monteiro, a secretaria realizou visitas in loco com vistas ao fortalecimento do comércio local e inseriu grandes empresas que trabalham de uma forma sustentável com a produção do fruto.
Como exemplo, ele cita a Bellamazon, uma empresa com mais de uma década de comprometimento com a produção sustentável e inovação tecnológica no cultivo do açaí, cuja fábrica em Marituba é um verdadeiro marco de inovação, desenvolvendo tecnologias próprias para o beneficiamento do açaí de maneira sustentável.
“Procuramos sempre como gestão municipal trabalhar com incentivos e isenção fiscal, um trabalho realizado em parceria com o Governo do Estado, através da Sedeme”, destacou.
O secretário também destacou que esta edição da trouxe um ambiente mais acolhedor para os produtores que expuseram seus produtos no Festival.
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito e Fernando Nobre