Marituba irá realizar, nos dias 27 e 28 de agosto, a segunda edição do Festival do Açaí do município. Este é o maior evento gastronômico e cultural em torno da cadeia de produção do fruto do açaí, na Região Metropolitana de Belém.

Este ano o evento ocorrerá nos dias 27 e 28 de agosto de 2022 e contará com 30 expositores, sendo 10 batedores de açaí, 10 cozinhas, 10 artesãos de forma direta e formalizada. Já a estimativa de público em geral nos dois dias de evento é de três mil pessoas, de Marituba e também de outros municípios da Região Metropolitana de Belém.

Estande da 1ª Edição do Festival do Açaí

A programação contará com apresentações artísticas e culturais, incluindo o desfile da “Rainha do Açaí”.

O objetivo da é incentivar a produção agrícola do fruto, o fomento mercantil dos segmentos da indústria e comércio e o artesanato local de maneira formalizada com foco nos empreendedores locais, orientar e capacitar os vendedores sobre as boas práticas sanitárias do seu manuseio do início ao fim da cadeia produtiva, além de celebrar as manifestações culturais do imaginário popular paraense em torno do açaí.

Potencial geográfico – o secretário municipal de Desenvolvimento da Agricultura, Aquicultura, Abastecimento e Pesca, Yuri Bastos, explica que a produção agrícola do fruto do açaí em Marituba ainda é feita em pequena escala, contudo, o município tem potencial técnico e geográfico para expandir essa produção, mais especificamente no bairro agrícola do Riacho Doce.

“Assim como marco inicial do processo de fomento, o festival será fundamental para promover o incentivo aos pequenos produtores rurais a desenvolverem a produção de açaí contando com apoio por meio de capacitação técnica que será oferecida aos agricultores interessados”, destaca.

Muitos produtos derivados do fruto do açaí serão comercializados na feira

Capacitação e boas práticas – Mais de 30 batedores de açaí de Marituba participaram de uma capacitação sobre boas práticas e manipulação do fruto, visando obter qualificação profissional.

O curso foi ofertado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter) que tem fomentado a formalização destes profissionais pela sala do empreendedor.

Os batedores de açaí serão certificados no dia 28 de agosto, durante o 2ª Festival do Açaí. Atualmente, estima-se que Marituba conte com mais de 300 batedores artesanais de açaí, os quais comercializam um volume de aproximadamente 72 mil latas de açaí por mês, injetando na economia local mais de cinco milhões ao mês.

“O objetivo da gestão é formalizar estes profissionais e fazer com que ofereceram produtos com excelência, incentivando-os também a abrir MEI. Desta forma, quem ganha são os próprios vendedores e o município por meio da economia que começa a circular”, conclui o secretário da Sedeter, Oziel Viana.

Serviço:
2ª Edição do Festival do Açaí de Marituba
DATA: 27 e 28 de agosto de 2021
Hora: A partir das 18 horas
Local: Praça da Matriz

Dia 27 (Sábado)
Início às 18 horas
Abertura com atrações da Casa da Cultura
Banda Cabra no Forró

Dia 28 (Domingo)
Início 10 horas da manhã
Feira Gastronômica ênfase nos alimentos derivados do açaí