Famílias de Marituba recebem recurso do Cheque Moradia

Dezessete famílias de Marituba, Região Metropolitana de Belém, receberam na manhã desta sexta-feira, 10, a segunda parcela do Programa Cheque Moradia, no auditório da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). No ano passado, 144 contemplados do município foram beneficiados com valores entre R$ 10.800,00 a R$ 18 mil.

O programa Cheque Moradia atende a famílias com baixa renda, oferecendo recursos para que possam construir, ampliar ou melhorar suas moradias, como forma de combate ao déficit habitacional. Moradora da comunidade Nova Jerusalém, a autônoma Silvana da Silva Soares, foi uma das contempladas com o recurso que já tem destino certo. “Vou mandar fazer a porta, as janelas, o telhado e o banheiro”, disse Silvana, explicando ainda que mora em casa alugada com o marido, a mãe e dois filhos e iniciou a construção da casa própria no ano passado, com a primeira parcela do cheque moradia. “Se Deus quiser no final deste mês ou início de março estarei me mudando para minha casa”, enfatizou.

Durante o evento o prefeito de Marituba, Mário Filho –  que fez a entrega dos cheques ao lado da titular da Sehab, Ana Cunha – ressaltou que o recurso contribui para que os cidadãos possam melhorar suas moradias mas que o município também apresenta outros avanços sociais. “Segundo dados recentes da Confederação Nacional dos Municípios depois de uma pesquisa realizada para saber quais municípios estavam em situação de melhor equilíbrio financeiro, foi divulgado que Marituba está entre os dez municípios em melhor equilíbrio financeiro do estado”, disse o prefeito.

Mário Filho destacou ainda que atualmente Marituba está na quinta colocação no Indice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Pará e que nos últimos anos o Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) passou de 3,7 para o percentual de 4,3. Outro fator levantado pelo gestor municipal foi a queda no registro de homicídios pois “em anos anteriores, Marituba chegou a registrar, em média, 16 homicídios por mês. Agora em janeiro foram registrados quatro homicídios no município”.

O prefeito concluiu informando que há recursos que serão destinados para a revitalização da avenida principal da cidade, a avenida Fernando Guilhon, bem como para a entrada do conjunto Almir Gabriel e ainda a finalização em março do serviço da iluminação pública no município na extensão da BR-316. “Com essa iluminação da BR,  poderemos diminuir além de assaltos, os acidentes de trânsito”, afirmou Mário Filho.