Famílias circenses instaladas em Marituba agradecem ajuda e planejam voltar a cena após pandemia

“Apesar dos momentos de incerteza que vivemos, estamos planejando voltar com os novos números na reestreia e também felizes por toda ajuda que recebemos da população e dos órgãos municipais aqui em Marituba”, celebrou Ludmila Queiroz, integrante da trupe que está instalada há cinco meses na área externa do Ginásio Poliesportivo da cidade.

O Circo Astro chegou ao município em março, mas logo encontrou a nova realidade imposta pela doença provocada pelo novo coronavírus. Sem poder receber público, os espetáculos foram cancelados e o deslocamento para outras cidades dificultadas, seguindo o decreto estadual.

Mais de seis famílias do Circo Astro estão vivendo dentro de trailers e contando com o apoio alimentar e de estrutura ofertados pela Prefeitura de Marituba, por intermédio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) e da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Semads).

Para o proprietário, Paulo Márcio, a situação não ficou pior porque o circo foi autorizado a permanecer no local onde havia montado sua estrutura, sem cobrança alguma, recebendo energia elétrica e acesso ao espaço físico do Ginásio Poliesportivo.

“A população e a prefeitura do município foram muito boas com a gente. Recebemos alimentos, visitas das assistentes sociais e assistência médica”, contou, ao informar que em um grupo de pessoas circenses no aplicativo de mensagens instantâneas, diversos integrantes lamentam o descaso do poder público em outras cidades do Brasil. “Graças a Deus estávamos aqui quando tudo isso aconteceu”.

Na última terça-feira (14), o prefeito Mário Filho participou da entrega de cestas básicas para os artistas e funcionários do circo. Durante o ato, o prefeito destacou a preocupação dos órgãos municipais com as famílias que estavam em situação vulnerável no período crítico da pandemia.

“Estamos estudando formas para liberar de forma gradual e segura as atividades do circo. Os artistas dependem da bilheteria para viver. Estamos sensibilizados com a causa dessas famílias e trabalharemos para ajudá-las da maneira mais responsável, respeitando todas as medidas de prevenção”, enfatizou o prefeito.