Estudantes da rede municipal de ensino de Marituba ganham medalhas na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

75 alunos de escolas públicas de Marituba foram premiados na competição de astronomia e astronáutica 2021

Representando o triunfo dos alunos da educação pública, a composição “Vá, Pensiero” (Vá pensamento sobre as asas douradas) do italiano compositor de óperas Giuseppe Verdi foi trilha sonora durante a entrega das 75 medalhas para os alunos da rede pública de ensino que competiram na 24ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA). A cerimônia de entrega foi realizada pela Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), na tarde desta quarta-feira (15), na Escola Dom Aristides Pirovano.

Destaque entre os premiados, a pequena Gabriela Dantas, de 9 anos, aluna do 4° ano do Centro de Ensino Mundo Mágico, levou medalha de prata nas olimpíadas de 2019, o que a motivou continuar participando nos anos seguintes, obtendo medalha de ouro em 2021.
“Durante a competição fiquei um pouco nervosa, mas estou muito feliz com o resultado”, disse a estudante.

Gabriela Dantas: prata em 2019 e ouro em 2021

Mesmo sem as aulas presenciais por conta da pandemia, os estudantes foram bem preparados pelos professores com aulas online e materiais de apoio para que pudessem obter êxito na competição, a exemplo da professora Shirlene Alves, do Centro Educacional Dinâmico com três alunos: Davi Guerreiro, Pérola Ferreira e Érica Vitória, todos do 2° ano, sendo medalha de ouro na competição. “Que a educação transforme a vida desses estudantes”, ressaltou a professora.

Alunos do Centro Educacional Dinâmico

Para a Secretária de Educação Eny Leite, essa conquista da educação pública de Marituba só foi possível com trabalho, esforço e dedicação da gestão municipal comprometida com a educação de qualidade e o progresso do ensino público, por meio dos professores, gestores e servidores que compõem a rede municipal de ensino.

“Trabalhamos para fazer valer o direito dos nossos alunos que mostraram excelentes resultados para educação pública do munícipio”.

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica é uma competição nacional realizada pelo Ministério da Educação desde 1998, com a participação de escolas públicas e privadas de todo o Brasil.

Marituba foi representada pelas escolas Nossa Senhora do Rosário, Dom Aristides Pirovano, Nossa Senhora da Paz, Carlos Gomes, Nadéia Guimarães, Centro Educacional Dinâmico e Centro Educacional Dinâmico Mundo Mágico.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Silva