Escolas municipais retornam às aulas para alunos do 5º e 9º anos, nesta segunda-feira (16)

Somente as turmas de 5º e 9º anos foram contempladas nessa primeira etapa

A Secretaria Municipal de Marituba (Semed), deu início, nesta segunda-feira (16), ao retorno gradual das aulas presenciais em 55 escolas do município. Somente as turmas de 5º e 9º anos foram contempladas nessa primeira etapa. A partir do dia 23 de agosto será a vez do EJA – Ensino de Jovens e Adultos (1ª e 4ª etapas). Os alunos do 1º ao 4º ano e do 6º ao 8º ano retornarão a partir do dia 30 de agosto.

Escolas foram higienizadas no final de semana.

“No dia 05 de agosto, nós reunimos com todos os gestores para repassar o nosso plano de retorno às aulas. Então, nessa segunda-feira (16), retornamos com  25% dos alunos do 5º e 9º anos, visando justamente os que irão fazer as provas do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, que acontecem no final do ano”, informou a coordenadora pedagógica da Semed, Joice Bahia.

Para a diretora de Ensino da Semed, Rosiane Monteiro, a secretaria teve todo o cuidado com esse retorno, visando dar a garantia de segurança tanto para os alunos como para o corpo docente das escolas.

“Elaboramos um Plano de Retorno Gradual das Aulas Presenciais e uma Cartilha para o retorno das atividades, a fim de dar toda a orientação necessária aos gestores e garantir a segurança dos nossos alunos e professores. Nesse final de semana, tivemos a higienização e sanitização das 55 escolas contempladas com essa primeira etapa de retorno”, explicou.

Aluna ansiosa para a volta às aulas.

A aluna do 5º ano da Escola Suely Falcão, Ana Carla Pantoja, disse que estava ansiosa pelo início das aulas presenciais. “Eu estava com muitas saudades de tudo, da escola e da nossa professora”, confidenciou.

A professora Maria Rosilene Alencar declarou que esse contato presencial com os alunos, apesar do distanciamento necessário, está sendo gratificante. “Depois de quase dois anos longe das salas de aula, a gente volta agora com uma nova rotina, com um contato maior com nossos alunos, apesar de ser menos intenso, por conta das medidas de segurança. Eu já estava destreinada de escrever no quadro e a letra ainda não está boa. Mas só o fato de estar em sala de aula já é maravilhoso”, destacou.

Serviço – O Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica permite que as escolas e as redes municipais e estaduais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes. São avaliações que acabam oferecendo subsídios concretos para a formulação, a reformulação e o monitoramento das políticas públicas na área da educação.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep, responsável por formular os instrumentos do Saeb, este ano a avaliação acontece no período de 8 de novembro a 10 de dezembro, de acordo com a sua portaria 250/21 de 5 de julho de 2021.

Este ano a avaliação seguirá os mesmos moldes de 2019, com aplicação censitária nas escolas públicas para o 5º e o 9º ano do ensino fundamental e para a 3ª e a 4ª série do ensino médio.

Texto: Rosa Borges – Ascom Semed

Fotos: Wendell Santos e Ary Brito