Escolas municipais recebem programação em alusão ao maio laranja

Em alusão ao maio laranja, mês dedicado no combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescente, o Serviço de Orientação e Acompanhamento à Família na Escola, Soafe, ligado à Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realiza nesta semana palestra e roda de conversa, nas escolas da rede municipal de ensino, visando esclarecer dúvidas e conscientizar alunos, profissionais da educação, pais e responsáveis sobre o tema.

A primeira escola a receber a programação alusiva, foi a escola Novo Horizonte; momento que contou com a expressiva participação de familiares dos alunos. “Para nós foi um momento rico, sobretudo para as famílias que tiveram momentos de escuta e partilha. O momento foi enriquecedor para todos”, avalia a coordenadora pedagógica da escola Novo Horizonte, Nelma Lima Campos.

A violência sexual contra crianças e adolescentes que pode ser psicológica, verbal e/oi física, deixa traumas, às vezes, irreparáveis na vida de algumas pessoas podendo ser superadas ou não, e “prejudicam o ser humano em todas as fases da sua vida: infância, adolescência e na fase adulta, não importa a idade, a violência sexual, infelizmente, marcará esse indivíduo. Cabe a nós o engajamento à causa para dissiparmos esse mal do convívio social”, explica a Assistente Social do Soafe, Maria Barata.

Em alusão ao maio laranja, as escolas municipais Maestro Carlos Gomes, Otilia Begot, João Milton Dantas, Santo Amaro, Julia Freire, Suely Falcão, Cora Tereza, Eduardo Lauande, Paulo Freire, Pimpolho, Maria do Carmo, Parque das Palmeiras, Gracinda Peres, Miguel Lacerda, Mora Guimarães, Santa Tereza D’ávila, Maria de Fatima, Inácio Rodrigues, Padre Romeu, Nossa Senhora do Rosario, Santa Rita, Dr. Alcântara, Emilia Clara, Marcos Shawalder, Nossa Senhora da Paz, Renausto Amanajás, Eudâmidas, Dom Calábria, Laura Falcão e a Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari participarão da Caminhada alusiva ao dia 18 de maio, “Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc) em parceria com as Secretarias Municipais de Educação (Semed); de Segurança Pública e Defesa Social (Sesped) e de Saúde (Sesau), com saída às 8h do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, CREAS, rua 10, bairro Centro.

Texto: Ascom Semed