Escolas Municipais que oferecem Educação de Jovens e Adultos

Alunos da 4ª etapa da EJA, escola municipal Santa Rita

Continuam abertas as matrículas na rede municipal de ensino de Marituba para os que desejam concluir o ensino fundamental, 1° ao 9° ano, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Modalidade de ensino para pessoas a partir dos 15 anos, não alfabetizados e/ou não concluintes do ensino fundamental.

Uma das maiores dificuldades de alguns alunos da EJA é o cansaço por conta das atividades que a vida cotidiana traz. Seja trabalho ou por constituição de família, por exemplo, diversos são os motivos na vida desses educandos. Diariamente gestores, docentes, coordenação pedagógica e demais servidores da educação pública de Marituba trabalham para que esses alunos não desistam e concluam todas as etapas dessa modalidade de ensino, que correspondem a: 1ª etapa: 1°, 2° e 3° ano; 2ª etapa: 4° e 5° ano; 3ª etapa: 6° e 7° ano e 4ª etapa: 8° e 9° ano.

“Acreditamos que a educação seja o caminho para uma verdadeira mudança de vida. Portanto, nunca é tarde para lutar por nossos sonhos. Nós da Semed queremos fazer parte dessa conquista junto aos alunos da EJA, porque acreditamos no potencial de cada um. Por isso preparamos para o ano letivo de 2023, um plano educacional diferenciado, onde esses educandos serão protagonistas desse processo”, conta a Doutora em Educação e Pedagoga da Semed, Graciete Cardoso.

Alunos da 2ª, 3ª e 4ª etapa da EJA, escola municipal Gracinda Peres, Biblioteca de Marituba

A escola municipal professora Gracinda Peres, bairro Decouville, proporciona às turmas da EJA visitas à Biblioteca Municipal de Marituba, Maria Luíza Rabelo Freire, bairro Centro, com objetivo de realizar e promover aos educandos um processo de ensino-aprendizagem com aulas práticas e visitas técnicas novos espaços, buscando estratégias pedagógicas que despertem a cooperação, interação e o prazer pela leitura, conhecendo assim os serviços que o espaço oferece.

“O projeto partiu do desejo dos próprios alunos, e de toda a comunidade escolar abraçou a ideia. Não há local mais propício de incentivo à leitura que uma biblioteca. Espaço tão generoso, de fomento à educação dos alunos, pois, uma pessoa letrada é diferenciada em sociedade; tem senso crítico”, diz o Professor da disciplina de história da escola Gracinda Peres, Alexandre Passos.

Escolas Municipais de Marituba que ofertam turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA)

1 – Cora Tereza – bairro Parque Verde
2 – Dona Mora Guimarães – bairro Mirizal