Escolas Municipais participaram de programação sobre o uso consciente da água

0

Alunos da escola municipal Maestro Carlos Gomes

Visando difundir na comunidade escolar práticas conscientes do uso/reuso da água, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do Departamento de Educação Ambiental, realizou no período de 28 a 30 de março, nas escolas municipais, uma programação alusiva ao Dia Mundial da Água, celebrado no último dia 22. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, em 22 de março de 1992, durante a Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, ocorrida na cidade do Rio de Janeiro.

A programação, nas escolas, contou com palestras, dinâmica, contação de historias e jogos educativos a fim de ilustrar soluções de reuso da água, no âmbito doméstico, como a reutilização da água da máquina de lavar, da pia, do banho; captação da água pluvial, do telhado das casas e sua utilização para regar as plantas, higienizar áreas externas, carro e/ou bicicleta, por exemplo.

“Se favorece, aos alunos, o conhecimento das teorias e práticas sobre os recursos hídricos, onde, de fato, podem aplicar, e assim torná-los mais conscientes e agentes multiplicadores de práticas sustentáveis”, conta a Professora de Biologia, Camila Silva.

Aluna da Escola Municipal Eudâmidas Lopes, Bárbara da Silva 

Na Escola Municipal Eudâmidas Lopes, a aluna do 6° ano, Bárbara da Silva, 12 anos, viu o momento de contribuição como oportuno para reforçar o que a escola já pratica: o reuso da água da chuva para realização de tarefas externas, como a limpeza do piso da escola. “Já aprendemos aqui na escola algumas ideias de reuso da água, assim nos tornamos pessoas mais conscientes”, disse a aluna.

Ao final, foi apresentada a temática da ONU, definida para 2023, com o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo”, referenciando-se à fábula do beija-flor que, carregando gotas de água em seu bico, apaga o incêndio em uma floresta, reforçando o debate das atitudes que fazem a diferença e melhoram a vida de todos.

A Fábula do Beija-flor

Era uma vez uma floresta, onde um incêndio teve início. Todos os animais fugiram para salvar suas vidas. Eles ficaram à beira do fogo, olhando para as chamas com terror e tristeza.
Acima de suas cabeças, um beija-flor voava de um lado para outro em direção ao incêndio, repetidamente. Os animais maiores perguntaram a ele o que estava fazendo:
– Estou voando até o lago para pegar e usá-la no combate ao fogo.
Os animais riram dele e disseram:
– Você é louco! Você não vai conseguir apagar o incêndio!
E o beija-flor replicou:
– Estou fazendo aquilo que posso.
O Beija-flor está ajudando a solucionar o problema, gota a gota. Ele está sendo a mudança que deseja ver no mundo.
Você também pode ser um Beija-flor. Cada atitude sua, não importa quão pequena seja, ajudará a solucionar a crise global da água.

 

Texto: Ascom Semed
Fotos: Ary Brito e Paulo de Sousa 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade