Escolas municipais promovem conscientização sobre a Síndrome de Down

Na E M I F Dinâmico foi promovida uma peça teatral

Em alusão ao Dia Internacional da Síndrome de Down, celebrado na última segunda-feira (21), as escolas municipais de Marituba realizaram diversas atividades com os alunos, seus familiares e demais servidores para a promoção da conscientização e desmistificação sobre o tema. Entre as unidades, estão as Escolas Municipais Dinâmico, no bairro Santa Clara, e a Professora Nazaré Costa, no Parque das Palmeiras.

Além das atividades lúdicas, as escolas proporcionaram a inclusão social por momentos significantes que possibilitam ensinar e aprender.

Na E M I F Dinâmico foi promovida uma peça teatral explicando de forma acessível como é a vida dos portadores da Síndrome de Down, suas tarefas, limitações e percepções.

Segundo a Gestora da escola, Cláudia Santana, a realidade da escola para atender de forma digna os alunos da educação especial mudou há 15 meses e, atualmente, a unidade conta com 21 alunos na Educação Especial, entre eles um com Síndrome de Down, o aluno Kaleb Silva, 7 anos.

“No início desta gestão constatamos que a escola não tinha sala com recursos multifuncionais, e imediatamente fizemos o projeto aprovado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), e passou a ser executado para garantir os direitos dos nossos alunos da Educação Especial”, disse.

Na EMIF Nazaré Costa, os pais e responsáveis dos alunos foram reunidos para poderem participar do momento de conscientização com os estudantes e demais servidores. A programação contou com a participação da psicopedagoga da sala do Serviço de Atendimento Educacional Especializado (SAEE), Valnice Ribeiro, que falou do trabalho desenvolvido na escola com os alunos portadores da Síndrome de Down.

“Inicialmente, deixo a criança sentir-se à vontade no primeiro contato para que a mesma não encontre rejeição/barreiras no convívio interpessoal. Procuro compreendê-la mediante a esses olhares. Desenvolvo as habilidades segundo os recursos pedagógicos alternativos adaptadas conforme as especificidades de cada aluno. O objetivo é que a criança, em todas as suas atividades, consiga adquirir progressão”, explicou Valnice Ribeiro.

Da Redação Semed