Escolas da rede municipal participam da semana do Meio Ambiente

Frutas, legumes e hortaliças oriundos do DAE

Sob o tema “Plantar para transformar e educar para preservar”, o departamento de Educação Ambiental, ligado à Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realizou no período de 30 de maio a 6 de junho, semana alusiva ao dia mundial do Meio Ambiente, celebrado no domingo, 5 de junho. A culminância aconteceu na manhã de segunda-feira, 6, na escola municipal Cora Tereza, bairro Parque Verde.

Durante a semana alusiva nas escolas municipais Construindo Cidadania, Laura Falcão, Maria de Fátima, Carlos Gomes, Julia Freire e Cora Tereza, a programação contou com dinâmica que envolve objetos descartados de forma irregular e que impactam a manutenção e preservação do meio ambiente.

Muda de Umari entregue à escola Cora Tereza

Neste dia, o projeto Horta Escolar – Semed- foi implementado na escola Cora Tereza, com plantio de cebolinha, coentro, couve, cariru, tomate-cereja.

“Mais uma escola contemplada com o projeto Horta Escolar em um dia tão simbólico; quem ganha é a educação”, destacou o coordenador do projeto Horta Escolar, Professor José Assis.

“A partir deste dia, com a implantação da Horta Escolar teremos, de fato, a prática que visa somar com o currículo dos nossos alunos, bem como torná-los mais conscientes sobre o tema”, avalia sobre a programação, o gestor da escola Cora Tereza, Emerson Rocha.

O dia vai ficar marcado para Kaune Trindade, 11 anos, aluna do 5° ano, que, entusiasmada, plantou pela primeira vez e aprendeu sobre a importância da preservação do meio ambiente e da alimentação saudável.

Kaune Trindade durante o plantio de coentro

“Tudo o que virá da Horta beneficiará nossa escola; estou muito feliz de poder participar do primeiro plantio”, disse.

Para esta programação o Departamento de Educação Ambiental teve como convidado especial, o Departamento de Alimentação Escolar (DAE) – Semed, falando sobre segurança alimentar e segurança do alimento por meio de dinâmica da lavagem das mãos e lavagem dos alimentos, como explica a Coordenadora do DAE, Camila Silva.

“O momento é enriquecedor nesse processo de ensino e aprendizagem com as crianças, que aprendem na escola e, posteriormente, levam para suas famílias que, às vezes, não têm acesso à informação adequada. Então essas crianças são agentes multiplicadores de práticas ambientais”.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Atácia Santos