A Escola Renausto Amanajas conquistou o título de campeã no III Torneio de Robótica, realizado durante a III Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA), que aconteceu entre os dias 27 e 29 de novembro no Centro de Iniciação ao Esporte.
O Torneio de Robótica premiou os cinco melhores protótipos desenvolvidos durante este ano de 2024 apresentados durante a FETEDMA. Em 1º lugar foi premiada a escola Renausto Amanajás, em 2º lugar a escola Inácio Rodrigues da Cunha, em 3º lugar a escola Dr. Alcântara, em 4º lugar a escola Emília Clara e em 5º lugar a escola Paulo Freire.
O evento, promovido pela Prefeitura de Marituba, por meio da Secretaria de Educação do município, reuniu mais de 700 alunos de 26 escolas, celebrando a criatividade e a inovação tecnológica com foco na solução de problemas cotidianos através da robótica e compartilhando o conhecimento dos alunos em disciplinas como química, física, matemática, biologia e engenharia.
O professor Lelio Barbosa orientou os alunos da escola Renausto Amanajás e destacou que a escola foi reconhecida pelo envolvimento de seus estudantes e da comunidade. “O projeto vai além dos muros da escola. Ele cria um diálogo com as famílias e promove uma conexão entre alunos, seus familiares e o entorno escolar. Essa interação amplia as oportunidades de aprendizado de forma pedagógica e tecnológica, criando um impacto positivo que abraça toda a comunidade”, afirmou o professor.
O Torneio de Robótica, que busca incentivar os alunos a desenvolverem soluções criativas para problemas cotidianos, através da construção e programação de robôs. A competição visa aprimorar o conhecimento dos estudantes sobre engenharia e lógica de computação.
“A Feira de robótica de Marituba é uma das maiores do Brasil e é lindo ver o desempenho de cada aluno. Hoje a maioria das nossas escolas têm laboratórios, nós damos o suporte com todo o material para que os alunos desempenhem o trabalho e participem dessa competição. A nossa educação pública funciona”, disse a prefeita de Marituba Patrícia Alencar durante a FETEDMA.
Para a coordenadora do Projeto de Robótica, Rute Sousa, o projeto estimula a criatividade, o pensamento lógico e o pensamento crítico dos alunos.
“O projeto de robótica é algo totalmente inovador, permite que os alunos aumentem a sua criatividade e que eles desenvolvam a sua inovação e pensamento lógico. A partir desse momento, eles desenvolvem um pensamento crítico que podem desenvolver atividades diversas dentro da sociedade, como os indivíduos ativos dentro da nossa sociedade mariuara”, disse.
Além da III Feira de Tecnologia Educacional de Marituba (FETEDMA) e do III Torneio de Robótica, a Semed também promoveu a 1ª edição do E-JEM, uma versão eletrônica dos Jogos Estudantis de Marituba, que atraiu os amantes de games com disputas nas modalidades Battle Royale (Call of Duty Mobile), Esportes (Just Dance e FIFA) e Fighting (Injustice) e premiou os três primeiros lugares em cada modalidade. O evento também premiou o melhor stand escolhido por votação popular.
Da redação comus
Fotos: Ary Brito
Galeria