Escola Municipal Otília Begot realizou o 2° Sarau Literário

Estandarte do Sarau Literário

Na manhã de sexta-feira, 11 de novembro, a escola municipal Otília Begot, realizou o 2° Sarau Literário para os alunos do 6°, 7° e 8° ano do fundamental, com objetivo de suscitar, nos educandos, o gosto pela leitura, bem como pela produção de textos, poesias e prosas, a fim de promover momentos prazerosos, envolventes e cooperativos.

A professora de Artes, Elizama Aleixo, proporcionou para os alunos do 6° ano, o Cantinho da Leitura, pensado “como um momento de relaxamento, e assim, possam ter melhor desempenho através da leitura. Por meio desse espaço construído, acontece as brincadeiras, diálogos, contação de histórias, poemas e fábulas, o que, de modo geral, contribui para a socialização dos alunos”, disse.

Momento de socialização partilhado pelo aluno do 6° ano, Daniel Lima, de 11 anos, que ao ler para os colegas de classe a fábula “A raposa e a cegonha”, obra literária do escritor grego Esopo, 564 a.C., que tem como mensagem “tratar as pessoas da mesma forma que gostamos de ser tratados”, ao concluir a leitura, Daniel disse que “quem recebe o mal de alguém e retribui, se torna igual ou pior, e se perde na sua vida se tornando aquilo que não deveria”.

Fábula “A raposa e a cegonha”

Cercada de simbolismo, a fábula relata o episódio da raposa que serviu sopa à cegonha num prato raso, sendo que a cegonha, com o bico comprido, jamais conseguiria se alimentar. Envergonhada, a cegonha foi embora planejando vingar-se da raposa. No dia seguinte, a cegonha convidou a raposa para uma refeição, oferecendo-lhe comida numa jarra comprida e estreita, o que a impediu de comer, sendo a vez da raposa voltar para a sua casa envergonhada e com fome, e reconhecendo que a cegonha apenas lhe retribuiu o mal que havia recebido.

Mesmo Esopo passando-nos a mensagem de que devemos tratar as pessoas da mesma forma que gostamos de ser tratados, o aluno Daniel, na sua percepção foi além, “pessoas boas têm atitudes boas, mesmo que não recebam bondade, e nunca devem retribuir o mal com o mal”, partilhou Daniel.

A escola, espaço de ensino das disciplinas curriculares que contribuem para escolha técnica de uma profissão, também é espaço que desenvolve atividade que agrega valor à pessoa praticar o bem em sociedade.

O 2° Sarau Literário da escola municipal Otília Begot contou ainda com apresentação musical e de poesia.

Texto e fotos: Ascom Semed