Escola Municipal Otília Begot realizou o 2° Sarau Literário

Estandarte do Sarau Literário

Na manhã de sexta-feira, 11 de novembro, a escola municipal Otília Begot, realizou o 2° Sarau Literário para os alunos do 6°, 7° e 8° ano do fundamental, com objetivo de suscitar, nos educandos, o gosto pela leitura, bem como pela produção de textos, poesias e prosas, a fim de promover momentos prazerosos, envolventes e cooperativos.

A professora de Artes, Elizama Aleixo, proporcionou para os alunos do 6° ano, o Cantinho da Leitura, pensado “como um momento de relaxamento, e assim, possam ter melhor desempenho através da leitura. Por meio desse espaço construído, acontece as brincadeiras, diálogos, contação de histórias, poemas e fábulas, o que, de modo geral, contribui para a socialização dos alunos”, disse.

Momento de socialização partilhado pelo aluno do 6° ano, Daniel Lima, de 11 anos, que ao ler para os colegas de classe a fábula “A raposa e a cegonha”, obra literária do escritor grego Esopo, 564 a.C, que tem como mensagem “tratar as pessoas da mesma forma que gostamos de ser tratados”, ao concluir a leitura, Daniel disse que “quem recebe o mal de alguém e retribui, se torna igual ou pior, e se perde na sua vida se tornando aquilo que não deveria”.

Fábula “A raposa e a cegonha”

Cercada de simbolismo, a fábula relata o episódio da raposa que serviu sopa à cegonha num prato raso, sendo que a cegonha, com o bico comprido, jamais conseguiria se alimentar. Envergonhada, a cegonha foi embora planejando vingar-se da raposa. No dia seguinte, a cegonha convidou a raposa para uma refeição, oferendo-lhe comida numa jarra comprida e estreita, o que a impediu de comer, sendo a vez da raposa voltar para a sua casa envergonhada e com fome, e reconhecendo que a cegonha apenas lhe retribuiu o mal que havia recebido.

Mesmo Esopo passando-nos a mensagem de que devemos tratar as pessoas da mesma forma que gostamos de ser tratados, Daniel, na sua percepção, foi além, “pessoas boas têm atitudes boas, mesmo que não recebam bondade, e nunca devem retribuir o mal com o mal”, partilhou Daniel.

A escola, espaço de ensino das disciplinas curriculares que contribuem para escolha técnica de uma profissão, também é espaço que desenvolve atividade que agrega valor à pessoa praticar o bem em sociedade.

O 2° Sarau Literário da escola municipal Otília Begot contou ainda com apresentação musical e de poesia.

Texto e fotos: Ascom Semed