Escola Municipal Novo Horizonte completa 30 anos

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, comemorou nesta sexta-feira, 28 de abril, 30 anos de fundação. Localizada no Bairro Novo Horizonte, a escola iniciou suas atividades escolares em uma estrutura de madeira (barracão) onde funcionava a associação de moradores. Inicialmente a escola tinha 5 salas de aula para quatro turnos: manhã, intermediário, tarde e noite, atendendo os seguintes níveis e modalidade de ensino: pré-escolar, 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental e Supletivo.

A programação de aniversário iniciou com a execução do Hino Nacional

Revitalização

Em 2021, a escola Novo Horizonte recebeu obras de revitalização: nova fachada; sala da secretaria, salas de aula e sala dos professores, climatizadas, e mobiliários novos, entre outras melhorias. Foi entregue à população no dia 1º de maio de 2021.

Atualmente, a escola tem 312 alunos do ensino fundamental I, (1º ao 5º ano) divididos em 12 turmas nos turnos, manhã e tarde; quadra de esporte, espaço para refeições, 6 salas de aula, de leitura, de Atendimento Educacional Especializado (AEE), dos professores, da coordenação e secretaria escolar.

“Após a revitalização da escola a comunidade ficou entusiasmada, o que fez elevar o número de alunos”, conta a professora da educação especial, Aldenize Alves.

Sala de aula revitalizada com novas carteiras escolares

Projeto Educacional

A escola recebe o Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação (MEC), que visa potencializar o processo de alfabetização, por meio da leitura (português) e do raciocínio lógico (matemática), no tempo adequado, para os alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental, com a presença de professores assistentes que auxiliam no suporte necessário para que os alunos dominem as habilidades e competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a elevação da qualidade do ensino.

Alunos que recebem o Programa Tempo de Aprender

Ideb

Em outubro, 60 alunos do 5º ano farão a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), responsável por avaliar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos mais de 5 mil municípios do Brasil.

“Recentemente recebemos a equipe Ideb da Semed para orientação e preparação à prova do SAEB, e temos a ciência que precisamos trabalhar com muita dedicação para algo desafiador, porém, no final, gratificante à educação”, disse a professora de língua portuguesa e da educação geral, Arlete Monteiro.

Representantes da Comissão de Avaliações em Larga Escala da Semed

Cidadania

Na semana que antecedeu as eleições de 2022, a escola realizou para os alunos do 2° e 5° ano, atividade lúdica sobre o processo eleitoral no Brasil, mais especificamente o dia das eleições.

A promoção da cidadania no ambiente escolar melhora a postura dos educandos com relação à interatividade com os colegas e, consequentemente, com a própria sociedade, assim, a participação política é fundamental para o relacionamento dos seres humanos e de suas tomadas de decisões.

Simulação da votação, setembro de 2022

Texto: Ascom Semed