Escola Municipal Emília Clara lança mais uma edição da coletânea “Meus primeiros poemas”

25 alunos integram o projeto “Meus Primeiros Poemas”

A escola municipal professora Emília Clara de Lima lançou na tarde de quarta-feira, 30, o VI volume intitulado “Pôr do sol com poesias” na coletânea “Meus Primeiros Poemas”, escrito por alunos do 6° ao 9° ano do fundamental, da educação especial e da educação de jovens e adultos (EJA). O projeto, iniciado em 2014, a partir de atividades de incentivo à leitura desenvolvidas em sala de aula pelas professoras Ana Paula Gatinho e Benedita Quadros, permitiu com que os alunos ampliassem conhecimentos literários e iniciassem as produções textuais, o que motivou e abrangeu mais alunos, configurando a concretização do prazer pela literatura e escrita nos alunos.

Professora Ana Paula Gatinho e Professora Benedita Quadros

“A 6ª edição mostra, novamente, a leitura como algo prazeroso aos sentidos, ao coração e a mente do leitor. Assim, acreditamos que a semente foi lançada em solo fértil e vem gerando muitos frutos”, pontua a professora Ana Paula Gatinho.

O lançamento do livro visa incentivar diariamente o hábito da leitura e escrita dos alunos, elevando assim o desempenho escolar do educando. “Sabemos que o poema é um gênero literário que aproxima os leitores do prazer da leitura, estimula a interpretação de texto e a compreensão de sentido figurado da linguagem, ajuda a desenvolver o pensamento crítico e a expressar emoções, e foi esse encanto que despertou nos alunos autores o gosto pelo gênero poético”, conta a professora Benedita Quadros.

Aluna Rosa Amim

Mais de 20 anos sem estudar, a aluna da 4ª etapa da educação de jovens e adultos (EJA), Rosa Amim, 51 anos, decidiu retornar aos estudos na escola onde os iniciou ainda criança. Nascida na região antes de se tornar município, Marituba foi sua inspiração para o primeiro poema.

“Encorajada pelas professoras, me inspirei em Marituba, isso foi fundamental, principalmente, para alguém na minha condição que é bem desafiadora”, disse.

Marituba: “Nossa Terra, Nossa Gente, Nossa História”

Cidade linda e quente
Acolhedora de muitos
Que passaram por aqui.
Maria fumaça marcou
A presença de muitos que
Moraram ali.

Tínhamos também refrescantes igarapés,
Que com o crescimento desordenado
Muitos foram acabados.

Restaram famílias boas que tanto
Amam e valorizam este lugar
Ó querida Marituba,
Como é bom viver
E te abraçar.

Papa João Paulo II
Veio te abençoar.
Menino Deus te abraça
E todos que por lá passaram
Seus braços hão de levantar.

(Rosa Maria Amim da Rocha – EJA 4ª etapa)

Aluna Ágata Santos

Autora de quatro poemas presentes nesta edição do livro, a aluna do 6° ano, Ágata Raquel, 12 anos, conta que no início, quando convidada a escrever, pensou em desistir, mesmo com hábito à leitura, acreditava não conseguir escrever poemas.

“No começo fiquei nervosa e pensei em desistir e, gradualmente, fui percebendo que eu era capaz, sendo um grande alívio, então escrever e declamar está sendo ótimo”, disse.

Marituba

Marituba é uma cidade linda,
Onde vive tanta gente!
São tantas pessoas legais
E muito inteligentes!

Não nasci, mas cresci aqui!
E sempre amei esta cidade,
Mesmo que tenha tantos perigos
Possuo muitos amigos.

Gosto de passear pela cidade
De conhecer lugares e pessoas novas.
Não dispenso um bom banho de igarapé,
Pois a diversão é uma necessidade!

(Ágata Raquel Santos dos Remédios – 6° ano B)

“Meus Primeiros Poemas”, Vol VI, disponível para leitura e download

Meus Primeiros Poemas – Vol. VI Por do Sol com Poesias