Escola municipal Dom Calábria recebe ação educativa de Primeiros Socorros

Asfixia é uma das ocorrências mais comuns nesse tipo de ambiente

As Secretarias Municipais de Saúde (Sesau) e Educação (Semed) de Marituba, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), realizaram na manhã desta sexta-feira, 27, na escola municipal Dom Calábria, bairro São Francisco, ação educativa de Primeiros Socorros para os servidores da unidade de ensino, visando prepará-los para atendimento de primeiros socorros em possíveis acidentes comuns no ambiente escolar.

Instituído pelo decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007, o Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política pública interministerial da Saúde e da Educação, que promove, por meio de ações educativas, atenção, promoção, prevenção e desenvolvimento à saúde dos alunos das redes públicas de ensino.

Ministrada pela Enfermeira da Unidade de Saúde da Família, bairro São Francisco, Vanja Lucia Souza, a ação educativa contou com algumas demonstrações, a exemplo da manobra de Heimlich, que consiste em rápido procedimento, contra a asfixia, por tração abdominal, compressões torácicas e percussão nas costas, para desobstrução das vias respiratórias, ocasionada por algum corpo estranho: alimento ou brinquedo. Não havendo necessidade de se utilizar a manobra quando o indivíduo consegue falar ou tossir.

Asfixia é uma das ocorrências mais comuns nesse tipo de ambiente, seguida de fraturas, quedas e pequenos cortes.

Entrega do Kit Primeiros Socorros

Há 8 anos atuando como professora de estudos amazônicos, Flavia Pereira conta que essa “foi a primeira vez que tive a oportunidade de assistir uma ação que abordasse a temática Primeiros Socorros em uma escola, sendo de suma importância, agora aprendi como agir em determinadas situações para resguardar vidas, sobretudo, a do público que trabalhamos diariamente, alunos de diferentes faixas etárias. Então, o momento foi muito valioso para nós servidores”.

A gestora da escola, professora Maria Melo, diz que o tema proporcionou à equipe escolar “esclarecimentos sobre situações que estamos sujeitos no ambiente escolar. Agradecemos pela excelente explicação e dúvidas sanadas durante a apresentação da palestra. A comunidade escolar só tem a ganhar”.

Na oportunidade, a escola Dom Calábria recebeu kit de primeiros socorros contendo gaze estéril, ataduras, esparadrapo, soro fisiológico 9% e luvas.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Atácia Santos