Escola Municipal Cora Tereza reinaugura sala de AEE

0

Ao todo, o município tem 37 salas de AEE

A escola municipal Professora Cora Tereza, bairro Parque Verde, reinaugurou na manhã desta terça-feira, 7, a sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), que auxilia no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes com deficiência.

A nova sala dispõe aos estudantes, computador de mesa, notebook, impressora, mesa, projetor, três caixas de som, sendo duas profissionais, jogos pedagógicos, visando valorizar as dinâmicas de ensino no qual docentes criam suas práticas.

“Isso é resultado do trabalho e compromisso dos servidores, e da confiança e participação que as famílias dos alunos têm nesse trabalho, sendo fundamental para que a escola e a educação sejam melhores a cada dia”, destacou a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar.

O PDDE auxilia financeiramente, de forma suplementar, as escolas públicas e privadas em todo o país

O investimento para a sala do AEE se deu por meio de recursos oriundos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, pertencente ao Ministério da Educação (MEC).

PDDE

O Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) foi criado em 1995 com objetivo de auxiliar financeiramente, de forma suplementar, as escolas públicas da rede municipal, estadual e privada de educação especial sem fins lucrativos, cujo objetivo é elevar os índices da educação básica, via adequada infraestrutura física e pedagógica.

Os recursos do PDDE podem ser utilizados para:

Projetos pedagógicos;
Atividades educacionais;
Avaliação de aprendizagem;
Pequenos reparos para manutenção da infraestrutura física da escola;
Aquisição de material de consumo e pagamento de despesas cartorárias.

Professora Josiane Costa e professora Ellen Silva

A escola municipal professora Cora Tereza tem 38 alunos na educação especial e inclusiva, sob a orientação da professora especialista em neuropsicopedagogia, Josiane Costa; professora especialista em educação inclusiva, Ellen Silva e da profissional de apoio especialista em libras, Josiane Santos.

“Um espaço adequado que atenda as necessidades dos alunos com deficiência vai contribuir para uma aprendizagem significativa e prazerosa. Além disso, fará com que os alunos desenvolvam suas habilidades e competências para o conhecimento e a vivência em sociedade”, explica a professora Ellen Silva.

Aproximadamente mil alunos estão matriculados na educação inclusiva

A educação municipal conta ainda com outras 36 salas de aula que prestam apoio especializado para aproximadamente mil alunos. Nas Unidades Integradas Especializadas funcionam os atendimentos pedagógicos, de reabilitação física e psíquica e de assistência social.

A Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do seu Departamento de Programas, Planos e Projetos (DPPP) realiza periodicamente oficinas de prestação de contas do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), que visa orientar gestores e presidentes dos conselhos escolares da rede municipal de ensino de Marituba sobre o bom uso dos recursos do programa e suas ações integradas, a fim de esclarecer medidas que são indispensáveis para a adequada prestação de contas dos repasses efetuados pelo Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE).

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito, Atácia Santos e Fernando Nobre

Galeria

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade