Encerramento das atividades de 2022 do programa “Tempo de Aprender”

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Professora assistente Lucidéa Neves e professor titular Leonardo Lima

 

Finalizando as atividades de 2022 do programa de alfabetização “Tempo de Aprender”, a escola municipal Novo Horizonte, realizou na manhã desta segunda-feira (12), atividades de leitura individual e compartilhada; formação de palavras; classificação de palavras quanto ao número de sílabas e pintura de atividades natalinas com alunos do 1º e 2º ano.

O Programa Tempo de Aprender do Ministério da Educação (MEC), visa potencializar o processo de alfabetização, por meio da leitura (português) e do raciocínio lógico (matemática), no tempo adequado, para os alunos do 1° e 2° ano do ensino fundamental, com a presença de professores assistentes que auxiliam no suporte necessário para que os alunos dominem as habilidades e competências contempladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a elevação da qualidade do ensino.

Durante o ano letivo várias atividades foram desenvolvidas em sala de aula pelo professor titular e assistente para auxiliar o aluno no processo de alfabetização, apoiar e avançar na leitura e escrita, como descreve o professor do 2º ano, Leonardo Lima. “Atividades lúdicas e jogos pedagógicos como formação de palavras e frases, classificação das palavras quanto ao número de sílabas, bingo silábico, leituras individuais e compartilhadas, produção de texto entre outras estão inseridas neste processo de aprendizagem do tempo de aprender, sendo ótima experiência que veio para aperfeiçoar a qualidade da alfabetização nas escolas públicas”.

Ultima atividade de 2022 do Programa Tempo de Aprender, escola Novo Horizonte

Os objetivos das atividades do programa tem como valer-se da leitura para melhorar a qualidade de suas relações pessoais, conseguindo expressar seus sentimentos, ideias e opiniões; promover o desenvolvimento integral dos alunos num ambiente com propostas lúdicas e proveitosas; valorizar a leitura como fonte de informação a suprir as necessidades básicas de leitura e escrita; utilizar a leitura como instrumento de aprendizagem, incentivando o aluno a ler palavras e pequenos textos; reforçar e dar suporte ao aluno em determinados conteúdos básicos e dar condições para poder melhorar a autoestima do aluno.

Considerando o processo de alfabetização como proposta de política pública que contempla a aprendizagem da criança como um ser em formação, possibilitando sua interação na sociedade, o Programa Tempo de Aprender sinaliza paradigmas inovadores em momentos históricos atípicos de aprendizagem com o advento da pandemia de covid-19, “onde a potencialização do trabalho pedagógico, nas escolas, está pautado no desenvolvimento das competências e habilidades dos educandos, garantindo assim seus direitos de aprendizagem segundo as bases legais da educação brasileira”, explica a coordenadora do programa, Sandra Maiolino.

Portfólio de avaliação entregue à Semed

As escolas que recebem o programa registraram suas atividades realizadas ao longo de 2022, em portfólio entregue à Secretaria Municipal de Educação (Semed) onde ainda, segundo a coordenadora, “cada perfil demonstra uma experiência singular de sua realidade de trabalho, nos relatos e considerações relevantes dos profissionais, percebe-se o compromisso em registrar, organizar e reorganizar as ações, avaliar para apresentar os importantes feitos e efeitos na educação pública de Marituba. Nossos agradecimentos pela oportunidade de contribuir na melhoria do ensino junto ao MEC e a Semed”.

Na escola municipal Novo Horizonte, constituiu-se um norteador da vivência pedagógica em sala de aula; do processo de ensino e aprendizagem, além da promoção à reflexão e a avaliação permanente para o acompanhamento, desenvolvimento e interação do educando no processo educacional e suas vivências no ambiente escolar e o compromisso dos professores regentes. Mediante as diferenças individuais de cada criança, percebeu-se a importância desse instrumento avaliativo nos primeiros anos do ensino fundamental.

Aluna do 2º ano, Emanuelle de Souza, 7 anos

“Entende-se que o trabalho deve ser de acordo com cada situação vivenciada pelo aluno, observada e registrada pelo professor, compreendendo o momento e as necessidades de cada aprendiz. Nas séries iniciais, precisa-se olhar o aluno com olhar observador. Sendo assim, pode-se avaliar como essa criança está se desenvolvendo quanto às suas dificuldades na leitura e na escrita”, disse a coordenadora pedagógica, Poliana    Sampaio.

Ao longo de 2022, a Semed realizou processo seletivo para novos professores assistentes, por análise curricular, tendo como público alvo acadêmicos e/ou profissionais habilitados em Pedagogia, Letras e Matemática residentes no município de Marituba, remunerados com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), cabendo à gestão do município de Marituba o compromisso no que se refere a implementação e aplicabilidade do programa pertencente ao MEC, reforçando o compromisso da gestão com o bom uso do erário. Realizou ainda atividades de orientação e capacitação para professor regular e assistente.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito

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