Em Marituba, família infectada pelo novo coronavírus celebra cura da doença

Depois do susto, a superação. A família de Rogério Simão, o primeiro caso confirmado de Covid-19 em Marituba, já pode voltar à vida normal, depois de um longo período de quarentena.

Ana Paula, esposa de Rogério, e uma das três filhas do casal, também testaram positivo para o novo coronavírus. Nesta segunda-feira (20) todos receberam a confirmação de que estão curados.

“Eu estou muito feliz. Teve uma hora que eu tive medo de morrer. Mas depois, com a ajuda minha família, dos amigos, dos vizinhos, do pessoal da Secretaria de Saúde de Mariruba, eu consegui superar e agora tô aqui curado” festejou Rogério.

Ele acredita que foi contaminado pelo novo coronavírus em seu trabalho, em Icoaraci. No mesmo dia sentiu-se mal, teve febre e muita dor no corpo. De volta a Marituba, procurou o hospital de urgência e emergência, onde foi orientado a ficar em isolamento domiciliar. No dia seguinte, fez o exame, que deu positivo.

Casado e pai de três filhas, Rogério conta que fez tudo o que o pessoal da equipe municipal de saúde determinou. Ele e a família foram monitorados o tempo todo. A esposa e uma das filhas também testaram positivo. Mas, finalmente, veio a superação e todos estão curados.

Gregório Paulo, que mora em frente da casa de Rogério, foi o primeiro a cumprimentá-lo depois da cura. Ele mobilizou a vizinhança para ajudar Rogério, em um exemplo de solidariedade.

“A gente imagina que não é fácil ficar isolado. Todos devem ajudar nessa hora”, disse.

Rogério celebrou a notícia da cura, mas alerta a população de que o distanciamento social e a lavagem das mãos com sabão são medidas preventivas que evitam que o vírus se espalhe e contamine outras pessoas. “Graças a Deus eu e a minha família estamos bem e nos recuperamos dessa grave doença. Estamos nos sentindo cada dia melhor. O isolamento social e os hábitos diários de higiene são essenciais para evitar que esse vírus se espalhe” disse. “Vamos ficar em casa, pessoal. Eu sei o que passei e não desejo isso pra ninguém”.

De acordo com o secretario de Saúde de Marituba, Josué Pompeu, a disciplina de Rogério e da família foi determinante para a cura. “Ele é um exemplo. As pessoas que ainda não se deram conta da gravidade dessa doença devem olhar para o caso do Rogério. Infelizmente, nem todos que são contaminados têm um final feliz. Este é um momento crítico da contaminação. Somente com o distanciamento social, vamos vencer essa guerra”, disse.

Conforme o boletim atualizado pela Secretaria Municipal de Saúde na segunda-feira (20) às 18h, no município há 87 casos notificados, 9 em análise, 52 descartados, 26 confirmados, 22 em tratamento, 2 óbitos e 2 curados.