Em apenas cinco dias, Marituba vacina mais de 9 mil pessoas contra a Covid-19

Marituba, em cinco dias, vacinou mais de 9 mil pessoas

“Trabalhamos com duas faixas etárias por dia de vacinação. Por isso, batemos recorde de vacinados a cada período. Hoje, os jovens foram bem assíduos”, disse o diretor de Vigilância em Saúde de Marituba, Tiago Santana, no final da tarde desta sexta-feira (6), durante mais um dia de vacinação, no qual foram imunizadas pessoas com 20 e 21 anos contra a Covid-19, no Instituto de Segurança do Estado do Pará (Iesp). Em cinco dias, Marituba vacinou mais de 9 mil pessoas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), até esta sexta-feira, Marituba aplicou 9.616 doses do imunizante contra o novo coronavírus. Em um dia, mais de 1.900 pessoas foram vacinadas. Uma dessas pessoas foi a universitária Lidia Vitorina, 20 anos, que celebrou o momento. “Esperei muito por esta vacinação. Infelizmente, muitas pessoas não tiveram essa oportunidade. Por isso, estar aqui representa tanto para mim e para muitos”, resumiu.

“Esperei muito por esta vacinação”, disse Lidia Vitorina

O funcionário público Leandro Oliveira, 21 anos, antes da aplicação do imunizante estava um pouco nervoso. Mas, após a vacinação, o sorriso surgiu e a esperança falou mais alto. “Fico feliz em receber a primeira dose. Mas, já quero vir tomar a segunda e estar protegido contra essa doença”, frisou o funcionário público.
Por dia, cerca de 30 funcionários da Sesau trabalham na vacinação, que ocorre no Iesp para a população de faixa etária recomendada e sem comorbidades. Nos postos e unidades de saúde são aplicados os imunizantes a pessoas com comorbidades e deficiências permanentes, e para os públicos específicos que já foram contemplados, como rodoviários e professores.
No Instituto de Segurança do Estado do Pará (Iesp), estão sendo aplicadas as vacinadas da Pfizer, por conta da estrutura, especificações e cuidados que este imunizante exige. Nos postos e unidades de saúde estão sendo aplicadas as vacinas da AstraZeneca e Coronavac.

Tiago Santana: “Trabalhamos com duas faixas etárias por dia de vacinação”

“A importância de estar avançando no calendário, tanto com a primeira quanto com a segunda dose, é de proporcionar mais segurança à população. A vacina é fundamental para vencer essa pandemia”, acrescentou o titular da Vigilância em Saúde da Sesau, Tiago Santana.
A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) conta, desde o último dia 23 de julho, com sistema de informação virtual, por meio de computadores instalados nas salas de vacinação. As informações são enviadas com mais rapidez ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI).
Programação Especial –  Neste sábado (7), a Prefeitura de Marituba realizará, das 15h até 17h, uma programação especial em alusão ao Dia dos Pais, comemorado no domingo (8). Intitulada “Meu Pai, Minha Força”, a ação ocorrerá na praça Nossa Senhora da Paz, no Bairro Novo. Durante a programação, será realizada a vacinação contra a Covid-19, com a terceira chamada para a primeira dose das pessoas na faixa etária de 50 a 59 anos. Também ocorrerá a segunda dose para pessoas com idade entre 18 e 59 anos, com comorbidades, e que já tenham alcançado a data marcada na carteirinha de vacinação. É importante apresentar os seguintes documentos: RG, carteira de vacinação, cartão SUS e comprovante de residência de Marituba.

Informações sobre a programação

Texto: Luiz Antonio Pinto