Educação Pública de Marituba ganha significado de valorização

0

Escola Renausto Amanajás, a primeira escola entregue em 16 de fevereiro de 2022

Em 2022, a educação municipal de Marituba alcançou significativos resultados para melhor servir a comunidade escolar no padrão de qualidade que o serviço público deve oferecer.

Reafirmando o compromisso com a educação pública, ao longo do ano, a Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou à população seis escolas totalmente reformadas e ampliadas:

Renausto Amanajás, bairro Dom Aristides, Padre Marcos Schawalder, bairro Pedreirinha, Geracina Begot, bairro São João, Maria do Carmo, bairro Santa Clara e Dr Alcântara, bairro Uriboca, e Otília Begot, Nova União. Atualmente as escolas municipais Nadeia Guimarães, Eudâmidas Lopes, Santa Lúcia, Santa Helena e Parque das Palmeiras encontram-se em obras para manter suas estruturas funcionando de forma adequada no padrão do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação — FNDE, que incluem reforma da cozinha, das salas de aula, dos professores e administrativas; recuperação e construção de novos banheiros segundo a norma brasileira de inclusão; construção de quadras poliesportivas, cobertas, para desenvolvimento de atividades físicas e culturais; instalação de brinquedo especial inclusivo para Pessoas Com Deficiência (PCD) e Sistema de Videomonitoramento Inteligente com câmera de reconhecimento facial, iniciativas inéditas nas escolas públicas de Marituba.

Aluno da escola Geracina Begot, Diogo Moisés

A reinauguração da escola municipal Geracina Begot, em 11 de maio de 2022, marcou a realização de um antigo sonho da comunidade: uma escola nos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), que proporcione condições dignas para uma educação de qualidade. Escola que para o aluno, à época do 5° ano, Diogo Moisés, de 10 anos, a partir de então, “é a melhor escola do mundo”, disse com muito entusiasmo quando viu sua escola totalmente reformada.

 

Piso Salarial Nacional dos Professores

Marituba é dos poucos municípios do Pará a pagar o piso salarial nacional dos professores. Inserido na política de valorização do profissional da Educação, o pagamento do piso é uma das diretrizes da atual gestão.

“Tendo em vista a defasagem, ao longo do tempo, diante da ausência de correção pela inflação, o que ocasiona a perda do poder de compra desses profissionais, a gestão, novamente, por iniciativa própria, equipara para o atual valor do piso nacional dos professores”, ressaltou a chefe do executivo municipal, Patrícia Alencar, durante o anúncio do pagamento, em abril de 2022.

Carga horária (recebem desde abril de 2022)

Professores com 100 horas 1.992, 81

Professores com 200 horas 3.845, 63

Merenda Escolar

Terceira da esquerda para a direita, aluna Jennifer Vitória e colegas de classe durante o encerramento da semana da alimentação escolar

A gestão tem oferecido alimentação adequada e saudável, um direito básico que obteve significativo avanço através das proteínas: frango e carne disponibilizados semanalmente no cardápio escolar, respeitando a cultura alimentar dos alunos com alimentos como a pupunha e açaí, frutos típicos da região amazônica.

A aluna do 8º ano, Jennifer Vitória, de 13 anos, aprendeu durante a Semana da Alimentação Escolar, realizada entre os dias 17 e 21 de outubro de 2022, que a merenda servida hoje nas escolas de Marituba “é bem melhor que em anos anteriores, quando nos eram servidas merendas sem vitaminas, como achocolatado, e que nos fazia mal. Agora é muito diferente, e nós alunos estamos satisfeitos com o esforço de todos em servir a merenda que é ótima”, disse.

Em 2022, além das formações e capacitações, foi realizado o concurso Merenda Nota 10 como tema “Nada se perde, tudo se cozinha”, cujo objetivo é elevar a qualidade dos alimentos servidos diariamente nas escolas, tendo como vencedora, a manipuladora de alimentos Elma Santiago, da escola municipal Laura Falcão, com a receita Caldo de abóbora, que a partir de início do ano letivo, em 2023, estará no cardápio da merenda escolar da rede municipal.

Horta Escolar

Semana do Meio Ambiente, escola municipal Cora Tereza

O departamento de Educação Ambiental atua, nas escolas da rede municipal de ensino, com o projeto Horta Escolar, visando complementar o aprendizado do aluno e potencializar a merenda escolar; uma alternativa saudável para uma educação ambiental permanente, desde a escolha do local, semeadura direta, produção das mudas e propriedades físicas, químicas e biológicas do solo, além da técnica de compostagem, também foi discutido durante as atividades, o controle alternativo no combate às pragas para obter sucesso na produção, reforçando ainda o trabalho multidisciplinar e a sensibilização coletiva.

Cursinho Municipal

Comemoração pelas aprovações do vestibular 2022, Biblioteca Municipal de Marituba

Atuou com distribuição gratuita de materiais didáticos e permanência do pagamento da bolsa no valor de 100, tendo em 2022 o dobro das vagas ofertadas em 2021, totalizando 400 vagas, O Cursinho tem por objetivo preparar estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), porta de entrada para as universidades públicas e privadas de todo o país. É gratuito e com aulas presenciais.

“Nossa equipe é preparada, experiente e visa as melhores estratégias de ensino para os alunos”, conta a coordenadora do cursinho, Larissa Barroso.

Em fevereiro de 2022, período de divulgação dos aprovados em diversas universidades, o cursinho alcançou a expressiva marca de 51 aprovações.

Educação Especial e Inclusiva

Novo espaço para atendimento de atividades

Nas Unidades Integradas Especializadas, onde funcionam os atendimentos pedagógicos, de reabilitação física e psíquica e de assistência social, a Prefeitura de Marituba entregou novos móveis, ventiladores de teto, central de ar, materiais esportivos e novos espaços restaurados e adaptados, objetivando elevar o nível nos atendimentos às pessoas que precisam de serviços especializados.

São 408 alunos regularmente matriculados que recebem atendimentos que auxiliam no processo de ensino e aprendizagem do estudante com algum tipo de deficiência. Todas essas conquistas elevam o trabalho humanizado em prol da qualidade da educação inclusiva.

Eventos Educacionais

Abertura da 1ª Feira da Educação Inclusiva, agosto de 2022

Foram realizados eventos que elevam o trabalho realizado em sala de aula, a exemplo da primeira feira da educação especial e inclusiva; 1ª Jornada pedagógica; as primeiras edições da Feira e do Seminário da Educação Especial e Inclusiva.

Umas das 40 escolas presentes com stand de exposição na Feira, a escola municipal Laura Falcão, mostrou para os visitantes o Sussurrofone, ampliador de voz construído com cano PVC, que funciona como recurso pedagógico facilitador da apropriação da consciência fonológica, auxiliando alunos como Ryan Silva, do 5° ano.

Aluno da escola municipal Laura Falcão, Ryan Silva com sussurrofone

“O aluno consegue ouvir e, gradualmente, avançamos. Hoje o Ryan já consegue falar bem baixinho os nomes das imagens que apresentamos a partir da nossa fábrica de palavras, outro instrumento de estímulo que usamos para complementar o sussurrofone”, explica a professora da educação especial, Jucirene Lima da Silva.

Desfile Escolar e Jogos Estudantis; 1ª Olimpíadas de Língua Portuguesa e Matemática; 2ª edição da festa em homenagem ao dia do professor, e  a 1ª feira tecnológica apresentando os trabalhos do projeto Robótica na Escola, projeto pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba, cujo objetivo é estimular o interesse dos alunos do fundamental maior (6° ao 9° ano) de 25 escolas municipais para as carreiras científicas. Ao todo, 915 alunos participam do projeto. Inovação e conectividade em prol da qualidade da educação.

“Um projeto voltado à robótica, no município de Marituba, deveria ser realidade há muito tempo, já que vivemos na era da automação. Muitos alunos sonham em ser engenheiros, cientistas da área química e física, e promover algo assim, nas escolas, traz esperança”, relata a professora de química, Rute Sousa, durante o início das aulas, em março de 2022.

Escola Maria de Fátima, 1ª campeã do torneio de robótica

Atrelado à Feira, aconteceu o 1º Torneio de Robótica de Marituba destinado, exclusivamente, às 25 escolas municipais participantes do projeto. O torneio trouxe ideias que visam benefício à sociedade, visando exaltar e protagonizar a pessoa do aluno e toda a sua dedicação durante os cinco meses de preparação, como ressalta professor Licenciado Pleno em Informática com certificação internacional em juiz de Robótica pela First Lego League (FLL), Ivan Souza.

“Seja na área científica ou não, as experiências que os alunos ganharam durante a construção dos robôs, sem dúvida, terá grande valor no futuro profissional e pessoal, já que também é repassado no projeto de robótica na escola, o espírito de equipe”.

Com o protótipo “MFinger”, jogo da memória desenvolvido para melhorar o cognitivo e a coordenação motora, visando estimular e melhorar o ensino dos alunos regulares e da educação especial, a escola municipal Maria de Fátima foi a grande campeã do 1° torneio de robótica.

Mateus Reis, de 14 anos, sonha cursar Engenharia da Computação

“Não imaginava que seria assim, poder estar num stand falando para várias pessoas, foi uma experiência incrível onde perdi a timidez, e todo esse processo em torno do nosso protótipo contribui para isso. Foi incrível tudo o que vivi com os meus colegas”, disse o aluno do 9° ano, Mateus Reis, de 14 anos, que sonha cursar Engenharia da Computação, e foi expositor no stand da sua escola apresentando para os visitantes o manuseio do protótipo preparado por ele e os seus colegas de classe, sob a orientação do professor especialista em tecnologias digitais aplicadas à educação, Antônio Moreira.

Escola Nota 10

A prefeitura premiou as cinco melhores escolas da educação infantil e do ensino fundamental, baseada na lei municipal nº 467/2019 que “dispõe sobre incentivos à educação e melhoria da qualidade do ensino municipal”. A premiação é concedida em função de suas atividades de incentivo à educação inovadora, comprovadas por meio de evidências pela Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed).

Escola Santa Rita, 1° lugar das escolas do ensino fundamental

Ensino Fundamental
Classificação

1° Santa Rita

2° Parque das Palmeiras

3° Mundo mágico

4° Doutor Alcântara

5° Carlos Gomes e Paulo Freire

 

Educação Infantil
Classificação

1° Nossa Senhora de Nazaré

2° Da paz

3° Menino Deus

4° Creche Criança Esperança

5° Creche Beija Flor

Marituba não teria alcançado resultados visíveis sem a incansável dedicação de 3 315 servidores dedicados à prestação do serviço público de qualidade. Em 2023 se dá a continuidade do trabalho para o progresso da educação pública municipal.

 

Texto: Atácia Santos

Fotos: Ary Brito, Patrik Silva, Atácia Santos e divulgação

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade