A Secretaria de Educação de Marituba obteve o Selo Prata no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, reconhecimento concedido pelo Ministério da Educação (MEC) às redes de ensino que implementaram com sucesso práticas voltadas à alfabetização infantil. A premiação faz parte do programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e destaca esforços municipais para garantir o direito à alfabetização com equidade.
Nesta primeira edição, o programa avaliou mais de 4.500 municípios em critérios que incluem a implementação de políticas públicas, estratégias pedagógicas e resultados alcançados. O Selo é dividido em categorias Ouro, Prata e Bronze, incentivando a troca de experiências entre os participantes e o aprimoramento contínuo das práticas educacionais. Secretarias premiadas poderão utilizar a certificação em ações de comunicação e para fortalecer parcerias institucionais.
A secretária municipal de Educação, Viviana Fontinele, ressalta que a alfabetização sempre foi uma das pastas prioritárias na gestão. “Marituba continuará com as parcerias e projetos que valorizem e elevem a educação do município garantindo assim o direito de aprendizagem das crianças com a alfabetização na idade certa!”, comentou
O resultado preliminar do Selo foi divulgado em 22 de novembro, com previsão de publicação da lista final no neste 5 de dezembro. Este marco reflete o compromisso de Marituba com a melhoria da educação básica e a promoção de oportunidades iguais para todas as crianças do município.
Micheli dos Santos, Articuladora Municipal do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, destacou a importância do prêmio: ” Este título inédito no nosso município demonstra o comprometimento da nossa gestão municipal e da Secretaria de Educação com nossas crianças, garantindo a alfabetização na idade certa.”
O Selo poderá ser utilizado em ações de comunicação pública, fortalecendo a imagem da rede municipal de ensino e incentivando parcerias institucionais para a melhoria contínua da educação básica no município.
Da Redação Comus
Fotos; Ary Brito