
Com o tema “Educação em Computação”, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), realizou na ultima terça-feira, 20 de junho, na escola municipal Otília Begot, a 2ª Formação para os Professores do Projeto Robótica na Escola, visando abordar as áreas de Programação e Educação Computacional para qualificação dos docentes do projeto pioneiro do segmento tecnológico na rede municipal de ensino de Marituba.
O termo educação em computação foi pensado ainda na década de 80 com objetivo de elencar a tecnologia junto às atividades diárias do conhecimento humano de forma criativa, inovadora, crítica e abordar o ensino da Computação como ciência, o qual é dividido em 3 grandes eixos: Pensamento computacional, Cultura e Mundo Digitais.
“A robótica é uma das formas de aplicarmos o Pensamento Computacional, através da computação plugada, ou seja, usando artefatos tecnológicos. Portanto, é importante o conhecimento sobre abstração, algoritmos, decomposição e reconhecimento de padrões (pilares do Pensamento Computacional) para o desenvolvimento de atividades que envolvam a programação de componentes digitais para construir robôs que auxiliem a automação de alguma tarefa”, explica a Professora Fabíola Araújo.

O primeiro momento da formação continuada foi conduzido pela Professora Doutora Fabíola Araújo, docente da Faculdade de Ciências da Computação da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenadora do Projeto Meninas Pai D’Éguas e membro da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).
Para o professor do projeto na escola municipal Otília Begot, Jeferson Conceição, a formação “nos possibilitou acesso às novas formas de explorar o assunto Educação em Computação, sendo de suma importância para sanarmos nossas dúvidas em relação ao ensino da computação e trazer novas técnicas de ensino”, disse.

No segundo momento da formação, os professores participaram da oficina de Programação com Arduino (objetos com sensores, módulos e componentes eletrônicos), ministrada pela Professora Especialista e técnica pedagógica da Semed, Rute Sousa.
Iniciado em março de 2022, o projeto educacional Robótica na Escola, visa promover o ensino de ciências, por meio de investigação, voltado à solução de problemas e para estimular o interesse dos alunos do 6° ao 9° ano do ensino fundamental, às carreiras científicas e tecnológicas. O projeto é o pioneiro do segmento tecnológico na educação pública de Marituba.

Texto: Ascom Semed
Fotos: Fernando Nobre