Dia Nacional dos Profissionais da Educação

0

Todos os servidores da educação durante palestra motivacional, no Ginásio Poliesportivo de Marituba, março de 2022

Neste sábado, 6 de agosto, celebra-se o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, data instituída por meio da lei federal 13.054/14, com objetivo de valorizar e reconhecer esses trabalhadores que estão direta e indiretamente à frente da formação de milhares de pessoas em todo o Brasil.

Em Marituba, a rede municipal de ensino conta com 3.273 servidores, distribuídos nas funções de professores, gestores e vices gestores, vigias e porteiros, manipuladores de alimentos, secretários escolares, agentes administrativos, coordenadores pedagógicos, auxiliares de serviços gerais, motoristas, psicólogos, assistentes sociais, interprete de libras e professor brailista, terapeuta ocupacional e nutricionistas.

“Como secretária escolar me sinto feliz em poder colaborar com a educação em nosso município, pois não medimos esforços para atender a nossa comunidade da melhor forma possível, buscando sempre dar o nosso melhor em prol da educação que dará um futuro prospero aos nossos alunos”, descreve sobre a satisfação com servidora da educação, a secretária escolar da escola municipal Santa Rita, bairro São João, Elziane da Paixão.

Secretária escolar da escola municipal Santa Rita, Elziane da Paixão

A principal função do secretário escolar é administrar a parte documental dos alunos. Serviço de suma importância no qual o censo escolar se alicerça para as estatísticas e os dados dos alunos na secretaria municipal de educação, com o intuito de acompanhar a evolução das matrículas, taxa de aprovação/reprovação de alunos.

“Existem processos  com diversos profissionais trabalhando nos bastidores para que seja executada com excelência a trajetória de cada aluno. A satisfação desses profissionais é o progresso escolar dos nossos discentes e a garantia na qualidade da nossa educação”, explica o coordenador do Censo Escolar, Wellington Blender .

Coordenador do Censo Escolar, Wellington Blender

Há 18 meses, a Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) trabalha para transformar a realidade da educação no município, investindo na ampliação e reforma das escolas municipais, capacitação dos professores e servidores que compõem a rede municipal de ensino e o pagamento de salário em dia, visando o compromisso, reconhecimento e a valorização com a educação pública.

“O nosso maior compromisso tem sido dar suporte aos nossos educandos e servidores, e o resultado vem sendo alcançado. A resposta positiva mostra que estamos no caminho certo. Com respeito construímos credibilidade com a nossa comunidade escolar”, avalia a Secretária Municipal de Educação de Marituba, Eny Leite.

Nesse período uma das maiores conquistas foi o pagamento do piso salarial nacional dos professores, um marco para Marituba que hoje conta com uma administração pública comprometida com os servidores da educação municipal.

Galeria

 

Texto: Ascom Semed

Fotos: Patrik Silva e  Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade