Dia Nacional da Alimentação na Escola

Frango no tucupi e vatapá, pratos típicos da culinária paraense

Nesta sexta-feira, 21 de outubro, celebra-se o Dia Nacional da Alimentação na Escola, data que busca chamar atenção da comunidade escolar e toda a sociedade para a importância da alimentação saudável nas escolas.

Na manhã desta sexta-feira, 21, a Secretaria Municipal de Educação de Marituba (Semed), por meio do seu Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou na escola municipal Maria do Carmo, bairro Santa Clara, o encerramento da Semana da Alimentação Saudável,  iniciada na última segunda-feira, 17, nas escolas da rede municipal.

À direita, Annie Martins

“A semana da alimentação é para que mais informações sobre a segurança e qualidade da alimentação servida nas escolas, cheguem à comunidade escolar e não escolar, dando visibilidade às ações do DAE que estão pautadas no compromisso para efetivação desse importante serviço para os nossos alunos”, pontuou a titular da Semed, Eny Leite.

Para a aluna do 6ºano, Annie Martins, 12 anos, “o preparo com amor e cuidado, por parte das merendeiras, diz muito sobre valorizarmos o alimento que nos é servido”, disse.

“estamos satisfeitos com o esforço de todos”

Já a aluna do 8º ano, Jennifer Vitória, de 13 anos, aprendeu durante a Semana da Alimentação na Escola, que a merenda servida “é bem melhor que em outros anos, quando nos era servida merenda sem vitaminas, como achocolatado, que nos fazia mal. Agora é muito diferente, e nós alunos estamos satisfeitos com o esforço de todos em servir a merenda que é ótima”, disse.

Na ocasião, a prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, entregou um caminhão frigorífico equipado com balança, carrinho, medidor de temperatura, basqueta, prateleira em aço inox, escada de acesso e duas divisórias: freezer e resfriador, adquirido com recursos do município que vai transportar com mais conforto e segurança a alimentação para as escolas.

Transporte para o deslocamento seguro de alimentos perecíveis

“No decorrer da caminhada, quando ouvimos o que serviam como merenda escolar para os nossos alunos, assumimos o compromisso de servir o que há de melhor, pois sabemos dos benefícios que uma boa alimentação, rica em vitaminas, tem na saúde física e mental que facilita no aprendizado dentro e fora de sala de aula. Isso demonstra compromisso e responsabilidade da nossa gestão”, disse a prefeita.

A Prefeitura de Marituba garante ainda, por meio de recursos do Fundo Municipal da Educação (FME), a aquisição de alimentos secos como arroz, feijão e macarrão, e das proteínas carne e frango. Hortifrúti: frutas, legumes e hortaliças produzidos através da agricultura familiar, são garantidos 100% com verba oriunda do governo federal.

Texto: Ascom Semed

Fotos: Ary Brito e Atácia Santos