A juventude é prioridade para atual gestão em Marituba

Doze de agosto é o Dia Internacional da Juventude. No Brasil, a juventude inclui brasileiros com idades entre 15 e 30 anos, cerca de 16% da população crasileira, que é de aproximadamente 202.700 pessoas. Entre estes, há cerca de 16 milhões de jovens do sexo masculino e aproximadamente 16.500 as jovens do sexo feminino no Brasil. Em Marituba, esta faixa etária representa aproximadamente 35% da população.

Vitor Souza, gerente de Juventude da Secel

A gestão Patrícia Mendes tem entre suas principais pautas as políticas para a juventude. Na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), existe uma gerência toda dedicada à juventude, liderada por Vitor Souza, de 22 anos. A gerência de Juventude se ocupa sobre políticas voltadas para este público e que visam o seu desenvolvimento.

“Nós procuramos estabelecer uma ponte entre os jovens e as diferentes secretarias da gestão que possuem serviços que visem atender à juventude no município, e assim realizar um acompanhamento socioeducativo destes jovens”, explica o gerente.

Desta forma, a Prefeitura de Marituba oferece uma Escola de Esportes nas modalidades futsal, karatê, boxe e vôlei. A Escola é apenas a porta de entrada. Quando o aluno começa a fazer parte, recebe também orientações e encaminhamentos a cursos profissionalizantes por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo, Trabalho, Emprego e Renda (Sedeter). Uma das condições para que o aluno faça parte do projeto é que  permaneça nos estudos e que tenha um bom rendimento na  escola.

O estudante do 6º ano, Rodrigo Santos da Silva, de 16 anos, faz parte da modalidade futsal. Ele procurou o projeto em busca de uma chance em alcançar o sonho de um dia ser um atleta profissional e mudar sua vida. “O esporte ocupa a minha mente. Depois que eu comecei a treinar, aprendi a me controlar quando eu estou estressado e a respeitar mais as pessoas”, comenta.

“Eu vou ser uma atleta profissional”, diz Eliana Silva

A estudante Eliana Silva, 17 anos, também participa do projeto e é reconhecida como uma das promessas da equipe. Ela destaca a importância deste tipo de projeto para a juventude, que, segundo ela, está perdida. “Eu tenho um sonho de ser uma jogadora reconhecida e estou correndo atrás dos meus sonhos. É muito difícil, mas é possível”, resume.

Cultura e orientação profissional –   A Secel também oferece ao público jovem um lugar de lazer, descontração, cultura e orientação profissional: a Casa da Cultura – órgão ao qual está vinculada a Escola de Dança do município. Ao todo, na Escola de Dança são realizados dez cursos, entre práticos, com ritmos musicais, teóricos, que abrangem desde a história da dança até maquiagem profissional. A Casa da Cultura oferta, inclusive, cursos profissionalizantes como secretariado, auxiliar de recursos humanos, departamento pessoal, cabeleireiro, inglês e redação.

Gestão Jovem – A cirurgiã dentista Byanka Pinheiro,  de apenas 23 anos, gerencia o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Marituba. Ela é uma das apostas da atual gestão, que procura dar oportunidade a jovens em assumir cargo de liderança.

Byanka Pinheiro, gestão jovem

Para ela, o mercado de trabalho tem aceitado melhor a participação de jovens em cargos mais altos. “Para mim, é um grande desafio. A cada dia a gente enfrenta uma batalha diferente. Aqui eu posso pôr em prática todo o conhecimento atualizado que eu adquiri com os meus estudos e aprendo também com pessoas da equipe que possuem mais experiência”, explica.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) do Sistema Único de Saúde (SUS), são locais de referência em saúde bucal. Essas unidades contam com equipes formadas por técnicos e auxiliares de saúde bucal e cirurgiões-dentistas. Cirurgias, tratamento de canal, diagnóstico de câncer de boca e próteses dentárias são alguns dos serviços oferecidos.

Saúde – Na última semana, Marituba vacinou o grupo prioritário dos 20 aos 29 anos.  Até o momento, já foram imunizados contra Covid-19 um total de 52.326 pessoas, sendo 43.667 pessoas com a primeira dose, e 8.659 com a segunda dose do imunizante. Nesta semana, o município vai vacinar o grupo de 18 a 19 anos, imunizando em 100% por cento a faixa etária de jovens no município.

Texto: Márcio Flexa

Fotos: Ary Brito e Wenderson Santos