Dia Mundial da Educação Ambiental

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Professora Leidiane Sousa e professor José Assis, implantação da horta escolar, na escola municipal Cora Tereza

“Os recursos do mundo deveriam ser utilizados de um modo que beneficiasse toda a humanidade e proporcionasse a todos a possibilidade de aumentar a qualidade de vida”.

Este é um dos trechos da carta escrita ao término do encontro promovido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), em Belgrado, Iugoslávia, 1975, que determinava a data 26 de janeiro como dia internacional da educação ambiental, visando chamar atenção da população mundial para as questões de preservação do meio ambiente.

Seguindo as orientações da Politica Nacional de Educação Ambiental (PNEA), a Prefeitura Municipal de Marituba, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), atua nas escolas da rede municipal de ensino com o projeto Horta Escolar, que visa complementar o aprendizado do aluno às questões ambientais e potencializar a merenda escolar; uma alternativa saudável para uma educação ambiental permanente.

Capacitação para docentes

A professora Leidiane Sousa explica que, “a educação é a prática social com finalidade direta para o desenvolvimento humano, através do ensino e da aprendizagem. Sabemos que a educação é um direito de todos, logo a Semed garante abordar essas discussões na rede municipal de ensino, visando a prática social dos educandos, pois a educação é constante em suas práticas, seja curricular ou não”.

Ao longo do ano letivo o Departamento de Educação Ambiental da Semed, formado por professores especialistas da área ambiental, ministram aulas e palestras para a comunidade escolar, ensinando-a o processo de criação da horta orgânica, implementada nas escolas municipais, visando que a mesma esteja familiarizada com os elementos fornecidos pelo departamento às escolas: sementes de hortaliças e ervas medicinais, além do biofertilizante e defensivo natural.

Dia da terra, 22 de abril de 2022, escola de educação complementar Fazendinha Esperança

“Nesse trabalho, o educando, mais especialmente o infantil, é primordial para criar atitudes de cuidados e preservação do meio ambiente ainda nos primeiros anos de vida. Então, é de suma importância que as crianças estejam envolvidas nessa proposta. Sem a educação não há oportunidade e desenvolvimento em nenhum segmento da sociedade. Com o segmento ambiental não é diferente. Convencionou-se que explorar os recursos naturais, destruindo a natureza, é mais lucrativo que explorar de forma sustentável. A educação é o caminho mais viável para formarmos cidadãos comprometidos com a causa ambiental”, relata o professor e coordenador do departamento, José Assis.

No Centro de Referência e Assistência Social – CRAS Emanuel Rocha, bairro Decouville, polo do departamento de educação ambiental, é trabalhado a primeira parte da construção da horta suspensa encaminhada para as escolas.

Professor Emerson Barroso, Dia da Árvore, Creche dos Pardais

“Falar sobre educação ambiental é falar sobre a construção de valores voltados à conservação do meio ambiente essenciais para a qualidade de vida. Nosso papel como professores é fortalecer essas práticas, sobretudo, conscientizar alunos e professores, possibilitando soluções aos problemas ambientais, por meio do ensino, para que todos trabalhem e produzam de forma saudável. No polo produzimos mudas de várias espécies frutíferas e hortaliças. Trabalhamos a parte pedagógica para pensarmos e prepararmos nossas palestras e formações ministrando-as de forma embasada sobre uma pauta de suma importância para todos”, conta o professor Emerson Barbosa.

Ao todo, 23 escolas municipais receberam o projeto Horta Escolar, dessas, 12 escolas são polos do projeto e servem de apoio às escolas circunvizinhas: Laura Falcão, Miguel Lacerda, Geracina Begot, Maria de Fátima, Otília Begot, Santo Amaro, Cora Tereza, Paulo Freire, Carlos Gomes, Renausto Amanajás, Maria do Carmo e Júlia Freire.

Texto: Atácia Santos – Ascom Semed

Fotos: Ary Brito, Atácia Santos e Divulgação 

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