Servidores Públicos: profissionais que se doam diariamente por uma cidade cada vez melhor

Servidores trabalham incansavelmente para uma cidade melhor

Nesta quinta-feira (28), é comemorado o Dia do Servidor Público. A data celebra a importância desses profissionais que estão, diariamente, dentro dos órgãos públicos trabalhando para o desenvolvimento de uma cidade melhor. Estabelecida no governo do presidente Getúlio Vargas, a data veio através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.

Marituba possui em seu quadro por volta de 5500 servidores públicos municipais lotados em 13 secretarias, além dos servidores da sedes e de outros órgãos especiais.  Somente na Rede Municipal de Ensino são mais de 3 mil servidores públicos trabalhando diariamente para prestar um serviço de qualidade à população de Marituba.  Na Saúde, são mais de mil servidores heróis que trabalharam incansavelmente, mesmo durante o período de pico da pandemia.

Para a assistente administrativa da escola Nossa Senhora do Rosário, Maria José Barbosa, que trabalha no Município há 22 anos, ser servidora pública é aprender e estar perto das vivências da população. “Sempre estou bem próxima dos alunos da escola e dos responsáveis também. Para mim, não existe gratificação maior do que entregar um boletim ou um certificado na mão de um aluno e ver o sorriso dele”, disse.

A prefeitura de Marituba possui mais de 5 mil servidores municipais

Jacilene Sousa, que trabalha como recepcionista no CRAS Gedovar Nazzari há 12 anos, faz parte deste número. “Além de um desafio, servir ao público é um trabalho gratificante, saber que vou contribuir para a vida daquela pessoa com alguma condição ou orientação. Aos poucos fui entendendo como esse trabalho é importante dentro da sociedade”, destacou Jacilene.

A atual gestão tem na valorização do servidor público uma prioridade. Desde o início do ano, a Prefeitura de Marituba tem pago os salários pontualmente e em dia. Todos já receberam 60 % do décimo terceiro, restando apenas 40% que será pago em dezembro. No caso dos professores, a categoria teve o salário reajustado e pago retroativamente.

“Hoje, nossos servidores são valorizados. Estamos investindo em capacitação e em valorização dos servidores para podermos ofertar, cada vez mais, um serviço de qualidade ao povo de Marituba. O município tem dado certo graças ao trabalho incansável dos nossos servidores, ressalta a prefeita Patrícia Mendes.

Neste dia do servidor Público, a Prefeitura está oferecendo uma festa para que os servidores públicos municipais possam comemorar o seu dia. A “Sunset do Servidor”, irá contar com show de artistas da terra, sorteio de prêmios, e muita diversão onde o personagem principal será o servidor público municipal. A festa será realizada no Ginásio Poliesportivo Municipal

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito