Em alusão ao Dia Mundial da Água, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuária e da Pesca (Sedap) realizou, nesta manhã (22), uma ação de conscientização voltada a alunos do segundo ano da Escola Municipal Fernando Ferrari.

A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) visando colocar em discussão assuntos importantes relacionados ao cuidado com a água e com o meio ambiente, contribuindo para a sobrevivência humana.

Diretor de agricultura, aquicultura e pesca da Sedap, Moore da Silva, durante palestra

O diretor de agricultura, aquicultura e pesca da Sedap, Moore da Silva, levou aos alunos várias ações de cuidado e prevenção da água enfatizando que todos podem contribuir para um futuro melhor e mais sustentável. “Nossa ideia é levar conscientização aos alunos visando o futuro. São pequenas ações que contribuem para um mundo melhor, como jogar o lixo no lugar adequado, manter rios, lagos e nascentes limpos, evitar o desperdício da água, entre outras ações”, explica.

A aluna Stefane Sanches, participou da palestra sobre o cuidado com a água e criou um conto intitulado gota após gota a partir do conhecimento adquirido.

“Em 2025 já não vejo mais água na superfície, os estudos dizem que se as pessoas tivessem realmente tomado uma atitude em 2022, e não somente fingido que a água é importante, hoje teríamos água para beber. Tentamos replicar a informação, mas não adiantou de nada, substituir as aguas que corriam nos rios, que serviam nas geladeiras das casas, mas caso você não esteja entendendo nada eu vou lhe explicar: existia um tempo em que a água era abundante, poderíamos não ter água de qualidade, mas tínhamos água – o que era uma grande coisa em relação aos países do redor mundo – e muitos heróis percorriam as escolas tentando alertar os cidadãos que a falta de interesse e cuidado com o meio ambiente poderia acabar com o nosso futuro, mas somente riamos da forma como eles tentavam mostrar a importância daquilo.

Como desejo tê-lo ouvido e levado a sério. Esse trecho ninguém conhecerá porque já não existem pessoas no mundo. Queria nunca ter visto crianças e idosos morrendo de sede e como a falta de água gerou doenças, mas caso exista alguém ainda nesse planeta que possa ler esse texto, por favor cuide da água. Ela era muito importante para a gente e não soubemos dar valor”.

Conto criando pela aluna Stefane Samara Sanches – 2º ano da escola Fernando Ferrari.

Da Redação Comus

Fotos: Patrik Santos

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade