‘Dia D’ de vacinação antirrábica para cães e gatos neste sábado em Marituba

0

Carla Cantanhede com o seu pet Jade, de sete meses

A campanha de vacinação contra raiva animal tem seu “Dia D” neste sábado (20), em Marituba. Ao todo, serão 19 Unidades de Saúde que estarão vacinando das 8h às 13h. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), a meta é vacinar 20.792  cães e gatos a partir de três meses.

Para realizar a imunização dos animais de estimação, os tutores devem levar a carteira de vacinação do animal. Quem não possui o documento, recebe a carteirinha no ato da vacinação, com o registro da aplicação.

Para levar seu animal para ser imunizado, os protetores devem adotar algumas medidas de segurança: o cão deve estar devidamente com guia e coleira e, em caso de cão bravo, deve-se adotar a focinheira. Gatos precisam ser conduzidos em caixas específicas, para evitar fugas.

De acordo com a coordenadora de Zoonoses, Lucélia Andrade, os principais sintomas dos animais infectados são agressividade, salivação em excesso, tremores musculares, paralisia dos membros traseiros, dentre outros. Ele reforçou a importância da imunização para evitar a raiva animal e a transmissão aos humanos.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade