Marituba está comprometida com o combate ao abuso e violência sexual contra crianças e adolescentes

O objetivo da campanha é mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre a questão

O dia 18 de maio é marcado pela Campanha Nacional de Conscientização do Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes dentro do serviço de assistência social. A campanha dura o ano todo, mas tem esta data determinada oficialmente pela Lei 9.970/2000, em memória à menina Araceli Crespo, de oito anos de idade, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973.

O objetivo da campanha é mobilizar e sensibilizar a sociedade sobre o enfrentamento e combate, por meio de denúncias aos crimes, das situações de violência sexual. Em Marituba, a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Assistência (Semads) presta serviços especializados e continuados a crianças e adolescentes que passam por qualquer tipo de violação de direitos. “Aqui  nós temos uma equipe multiprofissional, que está atenta para receber você, fazer todos os atendimentos necessários, para que esse jovem possa superar essa violação”, disse a coordenadora do Creas Marituba, Rafaela Reis.

Além do serviço de assistência social, o município também está em constante diálogo com outras esferas de proteção da criança e do adolescente, como os Conselhos Tutelares, responsáveis por fazer o atendimento e identificar casos de abuso e/ou exploração sexuais e a Promotoria de Justiça de Marituba.

Rafaela Reis – Coordenadora do Creas Marituba

Violação de Direitos – Segundo Rafaela, identificar violação de direitos é ficar atento a pequenos sinais. “A criança ou adolescente emite vários sinais que podem ser identificados dentro da família. Eles podem apresentar baixo rendimento escolar, choro sem motivo, não gostar de lugares que antes frequentavam, ter sentimento de inferioridade”, falou.  A coordenadora acrescenta ainda que, quando o problema não é denunciado, podem ficar sequelas.

“Se essa criança não for assistida, pode se tornar um adulto agressivo, um adulto que não consegue se relacionar com outras pessoas, e que também pode violar um direito de outra criança, porque ele não foi acompanhado por um serviço especializado. Então, a violência muitas vezes é um ciclo e em 90% dos casos o agressor está dentro de casa”, acrescentou.

Denúncia – Diariamente, crianças e adolescentes são expostos a diversas formas de violência em vários ambientes por eles frequentados. Segundo a Semads, em Marituba, entre 2013 e 2020, foram feitas mais de 350 denúncias de violência sexual. Desses casos, 25 eram de crianças de zero a onze anos de idade, em sua maioria do sexo feminino.

Adriano de Jesus Araújo – Conselheiro Tutelar

O conselheiro tutelar Adriano de Jesus Araújo afirma que a denúncia é fundamental no combate a esse tipo de violação. “A sociedade é o olhar que nós precisamos para agir. Por isso, é muito importante o papel da sociedade nesse processo, porque nós não temos olhares em todos os lugares. E a denúncia é primordial para que isso aconteça, sem a denúncia, sem essa visão é impossível”, destacou.

Números para denúncia:

Conselho Tutelar: (91) 98230-6780 / 98909-4705