Devotos de Marituba recebem a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré

É Círio de novo e mesmo que já faça parte do calendário oficial, a primeira e uma das maiores das 12 romarias oficiais da Festa de Nazaré – o Traslado da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Nazaré para Ananindeua e Marituba – teve início ontem e, mais uma vez emocionou com as diversas homenagens e demonstrações de fé e devoção ao longo do percurso.

A imagem peregrina chegou à Marituba na tarde de ontem, 12, após percorrer um longo percurso em um andor na viatura da Polícia Rodoviária Federal (PRF). Ela saiu da Basílica Santuário seguindo pela Avenida Nazaré, Magalhães Barata, avenida Almirante Barroso e BR-316, no município de Ananindeua até Marituba.

Em Marituba, milhares de pessoas contritas, fervorosas cantavam, agradeciam e faziam pedidos enquanto esperavam a chegada da imagem na Região Metropolitana de Belém (RMB).
A programação em Marituba incluiu uma missa da Pastoral da Oração, seguida da oração do Santo Terço para aguardar a chegada da imagem. A visita ocorreu na Avenida Fernando Guilhon, na área da Praça Matriz, onde a Prefeitura de Marituba montou um palco com toda estrutura de som, iluminação e decoração, para abrigar a Secretária Municipal de Educação Kátia Santos, que estava representando a gestão municipal, autoridades eclesiásticas e convidados. Também receberam decoração alusiva ao evento a Prefeitura de Marituba o ginásio Poliesportivo, que está dando todo apoio ao acolhimento aos peregrinos.

A programação do evento foi conduzida pela Paróquia Menino Deus, localizada na rua Cláudio Barbosa, ao lado da Igreja Matriz de Marituba.

De acordo com o Padre Ederaldo Silveira, da Paróquia Menino Deus: “A imagem representa o tesouro da devoção Mariana que o paraense deposita em Nossa Senhora de Nazaré. A visita chama a atenção do povo e atrai a multidão. Todos procuram por fé e bençãos”, disse o padre.

Segundo Franci Silva, secretária da paróquia, a programação alusiva ao comparecimento da imagem peregrina em Marituba acontece há aproximadamente 10 anos. “O Círio é um momento de renovação da fé e a visita é muito importante. Ela é mãe de Jesus e nossa mãe, por isso, ter a oportunidade de tê-la por perto é gratificante”.

Texto: Sheila Faro
Adaptação e revisão: Joana Santos