Defesa Civil e Sehab realizam visita a casas de moradores que sofreram com as fortes chuvas

Maria Aparecida foi beneficiada com o trabalho da Prefeitura de Marituba

“Eu estava em frente de casa, fazendo a limpeza do dia a dia, quando começou uma ventania muito forte, um pouco antes da chuva. Quando vi, as telhas estavam voando. Meu filho e meu sobrinho estavam dentro da casa. Logo depois, liguei para o número da assistência municipal, que logo veio e prestou o auxílio que eu precisava”, conta a cozinheira Maria Aparecida Rodrigues, de 41 anos. A família de Maria Aparecida é apenas uma das muitas beneficiadas com esse tipo de serviço, oferecido por meio de uma parceria entre a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Habitação (Sehab).

Na manhã desta sexta-feira (28), equipes da Sehab e da Defesa Civil foram vistoriar o local. O titular da Sehab, Glaylson Monteiro, ressaltou o trabalho de assistência à população de Marituba. “Quando ficamos cientes da situação na casa, viemos fazer o estudo de caso. Visto a necessidade imediata de intervenção, realizamos o reparo. Nosso trabalho é em prol do melhor serviço à população da cidade”, destacou.

Ao todo, cerca de 50 residências receberam algum tipo de auxílio da Prefeitura de Marituba nos primeiros meses de 2021. Segundo a diretora da Defesa Civil Municipal, Verônica Pires, o trabalho está sendo feito por meio de parcerias. “Trabalhamos em conjunto por meio de ações preventivas, de socorro, assistência, reabilitação e reconstrutivas. Essas ações são destinadas para evitar desastres ou minimizar os impactos para a população, e restabelecer a normalidade social”, informou a diretora.

Parte da rua Filadélfia, que alaga com frequência

Assistência – A Secretaria Sehab e a Defesa Civil Municipal também realizaram, na manhã desta sexta-feira (28), visita técnica aos moradores da rua Filadélfia, no bairro Uriboca. Parte da área é alagada, e há palafitas sobre um dos braços do Rio Uriboca. Com as chuvas, algumas casas sofreram abalos nas estruturas. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano de Marituba (Seidur), foram também ao local para avaliar a situação da infraestrutura viária.

Moradora do local há seis anos, a promotora de vendas, Lucilene Martins, de 34 anos, disse que por muitos anos esperou pela atenção do poder público. “Estou percebendo que o poder público municipal atual está agindo. Aqui, era esquecido. Ninguém veio antes e nós sempre sofremos muito com as chuvas”, desabafou.

Os serviços da Defesa Civil Municipal podem ser solicitados por meio do e-mail: silva.defesacivil@gmail.com. Já a sede da Sehab fica localizada na rua da Passarela, no bairro Decouville.

A promotora de vendas, Lucilene Martins, em sua casa

Texto: Luiz Antonio Pinto