Decretos regulamentam perfis para os cargos de Agente de Trânsito e Guarda Civil no município

0

A Prefeitura de Marituba publicou, no dia 16 de novembro, dois Decretos que homologam o perfil profissiográfico dos cargos de Agente de Trânsito Municipal e Guarda Civil a serem providos mediante concurso público. O edital que regulamenta o certame ainda não foi publicado, porém a Prefeitura já homologou o resultado da concorrência pública para a contratação da banca organizadora que será executada pelo Centro de Extensão, Treinamento e Aperfeiçoamento Profissional LTDA (CETAP).

Nos Perfis Profissiográficos são identificadas as atribuições, responsabilidades e tarefas realizadas, incluindo requisitos psicológicos e características restritivas para os cargos. O documento trata da descrição detalhada do cargo e as exigências por ele demandadas.

Os perfis – Os decretos 474/2023 e 475/2023 que o homologam os perfis são compostos por quatro capítulos que determinam os critérios necessários para o ingresso.

O capítulo I trata da Investigação de Antecedentes Pessoais dos candidatos que se dará por meio de uma investigação específica no âmbito social, funcional, civil e criminal, afim de Investigação para verificação dos antecedentes pessoais do candidato a fim de buscar os elementos que demonstrem possuir idoneidade moral e conduta ilibada.

O Capítulo II trata da Avaliação de Saúde que será realizada através de uma avaliação médica composta de avaliação clínica, realizada por junta médica, e de exames complementares, quando necessários.
Somente será convocado para participar desta etapa do certame o candidato que for considerado APTO na etapa anterior.

O Capítulo III trata da Avaliação Física que consiste na aplicação de teste de avaliação física (TAF), de caráter eliminatório, com o objetivo de avaliar a capacidade física do candidato para desempenhar as tarefas exigidas durante o Curso Intensivo de Formação de Guarda Civil Municipal.

O Capítulo IV trata da Avaliação Psicológica que consiste na Avaliação Psicológica que se dará mediante o emprego de um conjunto de procedimentos e instrumentos científicos, que permitem identificar aspectos psicológicos e comportamentais do candidato compatíveis com as atribuições do cargo de Guarda Civil Municipal.

Veja os decretos:

Decreto Nº 474/2023: Homologa o Perfil Profissiográfico do cargo de Agente de Trânsito Municipal, a ser provido mediante concurso público, de acordo com o comando do art. 37, inciso II, da Constituição Federal. https://marituba.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2023/01/decreto-474-1.pdf

Decreto Nº 475/2023: Homologa o Perfil Profissiográfico do cargo de Guarda Civil Municipal, a ser provido mediante concurso público, de acordo com o comando do art. 37, inciso II, da Constituição Federal.

https://marituba.pa.gov.br/site/wp-content/uploads/2023/01/decreto-475-1.pdf

Da Redação Comus

Fotos: Divulgação

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade