Curso capacita agentes da ronda escolar

A Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana (Segmob)  iniciou no dia 23 de fevereiro um curso de metodologia didática para os 10 guardas municipais  que fazem parte da Ronda Escolar. O curso acontece toda segunda, quarta e sexta-feira até o dia 6 de março, e será ministrado pela Diretoria de Desenvolvimento e Treinamento, Seção de Projetos Especias e a pelo Comando da Guarda Municipal na pessoa do Capitão Moraes.

A ronda  desenvolve o projeto “Escola da Paz”, criado pela  Segmob com o objetivo de aproximar a guarda da população através dos adolescentes nas escolas. No curso, os guardas assistirão metodologias para desenvolver atividades toda quarta-feira na Escola Laura Falcão, no Bairro Nova União, para cerca de 180 alunos com idade entre 12 e 15 anos do 7º, 8º e 9º ano do fundamental maior.

Serão trabalhados assuntos da atualidade e realidade desses  jovens como drogas, bulling, cidadania e família.  A escola e as turmas foram escolhidas pera receber o projeto piloto até o final de 2015. Após esse período a previsão é de que o projeto Escola da Paz se estenda às demais escolas do município.

O projeto prevê ações com os alunos na Praça Matriz de Marituba, nos dias 22/04, 02/09 e 04/11. A programação será definida durante o curso. Segundo o diretor de desenvolvimento e treinamento da Segmob, Diego Rocha, o  projeto prevê ainda alguns passeios com esses jovens no Parque do Utinga, Teatro da Paz e no centro histórico de Belém. “O objetivo é proporcionar cultura e lazer aos alunos e  mostrar a eles realidades diferentes dos seus espaços de convivência” explica Diego.