“CRAS Volante” leva serviços às famílias do Residencial Viver Melhor Marituba

0

 

 

Leidiane Lopes atualizou seu cadastro no CRAS Volante

A assistente de serviços gerais Leidiane Lopes, 36 anos, precisava atualizar o Cadastro Único (CadÚnico),  para ter acesso a benefícios sociais, como a tarifa social da conta de energia. Ela acordou cedo e foi até a Quadra Coberta do Residencial Viver Melhor Marituba, na manhã desta quinta-feira (09), para atualizar o seu cadastro.

Leidiane aproveitou a presença do “CRAS Volante”, executado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Assistência Social (Semads), no Viver Melhor, que levou à comunidade todos os serviços ofertados pelos Centros de Referência e Assistência Social (CRAS) e que é direcionado para as pessoas que tem dificuldades para se deslocar até o CRAS para ter acesso aos serviços.

“ Eu tinha que atualizar meu cadastro. Quando eu soube que estariam fazendo aqui perto de casa eu vim correndo. Foi rápido e eu fui muito bem atendida”, comentou Leidiane.

Entre os serviços ofertados pelo CRAS Volante estão o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos (SCFV) e Serviço de proteção social básica no domicílio para pessoas com deficiência e idosos.

“O CRAS é responsável pela prevenção de situações de vulnerabilidade ou de risco social. Um dos principais serviços ofertados é o PAIF, que envolve a escuta qualificada e o conhecimento dos processos de vida e relações sociais em que uma família está inserida”, explica a gerente de Proteção Social Básica, Lene Alves.

Viviane Pimentel é coordenadora do CadÚnico no município

CadÚnico – A atualização do cadastro único é de suma importância para ter acesso aos benefícios. Por exemplo, o Governo Federal passa a exigir a atualização do Cadastro Único para beneficiários do Bolsa Família.

“Estamos aqui para garantir o acesso das famílias à atualização dos cadastros e garantir o acesso para quem ainda não tem. Aqui no Viver Melhor temos muitas famílias que ainda não estão com o cadastro atualizado”, explicou a gerente do CadÚnico no município, Viviane Pimentel.

A partir de novembro, será implementado um novo projeto social no país. Chamado de Auxílio Brasil, o programa deve atender cerca de 16 milhões de famílias e substituir o atual BF. Para ser um beneficiário, é preciso  estar com o CadÚnico atualizado.

Da Redação Comus Marituba

Fotos: Ary Brito 

 

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade