Conselho Municipal de Saúde realiza primeira Plenária Eletiva para escolha de novos membros

Em continuidade ao processo de escolha de novos membros para o Conselho Municipal de Saúde de Marituba, os delegados representantes dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) reuniram- se em Plenária Eletiva, na noite desta quarta-feira (3), na Igreja Tabernáculo Batista, Bairro Dom Aristides, com objetivo de eleger as entidades aptas, por meio de edital público, que irão compor os 50% do quadro de novos conselheiros para o biênio 2021-2023.

Nesta fase do processo eleitoral, cada categoria que compõe o Conselho Municipal de Saúde: usuários, trabalhadores e poder publico/prestadores de serviços, vota em seus representantes para compor o conselho.

Delegados eleitos durante as pré-plenárias que reuniram mais de 1 mil pessoas

As entidades eleitas: Instituto Social Cultural e Artístico Eládio Soares; Liga Atlética Municipal de Marituba; Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan); Associação Agrícola Bela Vista; Centro Social Educacional e Profissionalizante dos Moradores do Bairro São Francisco e Movimento Social LGBT/AGALT, terão como missão fiscalizar a aplicabilidade correta dos recursos da saúde pública no munícipio de Marituba.

Segundo o Professor Paulo Lacerda, 29 anos, morador do Bairro Novo Horizonte, que participa pela primeira vez do processo eleitoral, a participação popular em defesa da saúde pública, é de suma importância para democracia e o funcionamento das politicas publicas do SUS.

“O fortalecimento da saúde pública só é possível com a participação popular nas tomadas de decisões. Sem a participação popular não há democracia”, afirmou o professor.

Iniciada no mês de outubro, as eleições para renovação do Conselho Municipal de Saúde de Marituba acontecem de forma democrática, transparente e dinâmica, reunindo ainda durante as pré-plenárias mais de 1 mil pessoas, que compreenderam a relevância do debate que visa transparecer o uso correto dos recursos públicos destinados à saúde pública em Marituba.

Da Redação Comus

Fotos: Ary Brito