Conselho Municipal de Saúde realiza plenária para eleição de delegados

Para que os recursos da saúde publica municipal sejam aplicados de forma correta e transparente, foi realizada na noite da terça-feira (26), na Igreja Tabernáculo Batista, Bairro Dom Aristides, a segunda pré-plenária que elegeu delegados que escolherão as entidades que comporão o novo Conselho Municipal de Saúde de Marituba para o próximo biênio 2021-2023.

A pré-plenária desta terça-feira abrangeu os bairros Pedreirinha, São José, Bairro Novo, Novo Horizonte, Nova União, e a participação das comunidades adjacentes, contou com a participação de 305 pessoas credenciadas.

Segundo Raicarlos Durans, que há 30 anos atua em defesa do SUS, Marituba é o único munícipio do Pará que realiza a eleição de forma aberta e democrática.

“Com início dos debates, no último mês de maio, todo esse processo eleitoral se sustenta no debate democrático, porque o SUS só se torna democrático com a participação popular, e, para isso, precisamos debater e lutar para o fortalecimento dessa politica pública”, afirmou Raicarlos que coordena o processo eleitoral atual.

A composição do Conselho Municipal de Saúde de Marituba é tripartite, sendo composta por trabalhadores, usuários e poder publico/prestadores de serviços. Por ser um órgão de participação popular, com diretrizes para aplicação das politicas publicas do SUS, no munícipio, o conselho municipal de saúde, é sem fins lucrativos. E, seguindo uma diretriz nacional, contará com 50% da participação de mulheres como membras do conselho.

Serviço:

Cada pré-plenária de Usuários/SUS elegerá 18 delegados (as) e seguirá o calendário:

• 25/10 – Ginásio Poliesportivo (Bairro Centro) – 18h às 21h
  • 26/10 – Igreja do Tabernáculo Batista (Bairro Dom Aristides) – 18h às 21h