Nesta quinta-feira, 5 de dezembro de 2024, foi realizada, no Instituto Paraense de Educação e Arte (IPEARTE), a abertura da Conferência Regional de Meio Ambiente da Região de Integração Guajará, uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. O evento reuniu autoridades, especialistas, representantes do poder público e membros da sociedade civil para debater soluções locais e regionais para a emergência climática.
A solenidade contou com a presença da prefeita de Marituba, Patrícia Alencar, da prefeitura de Benevides , Luziane Solon, da coordenadora do Fórum Municipal sobre Mudanças Climáticas, Marinor Brito e de autoridades regionais e municipais. Em seus discursos, os participantes reforçaram a importância de iniciativas conjuntas e integradas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas, que já afetam o cotidiano de milhares de brasileiros.
A Prefeita Patrícia Alencar destacou que, em Marituba, há um compromisso com o futuro. Este evento não é apenas um espaço de aprendizado, mas um chamado à ação. Precisamos unir forças: poder público, empresas, organizações sociais e cada cidadão maritubense. A mudança começa com gestos simples, como reduzir o desperdício, cuidar das nossas áreas verdes e incentivar práticas sustentáveis em nosso dia a dia.”, destacou a prefeita
Na abertura do evento, Claudio Sampaio, coordenador da Conferência, ressaltou o papel estratégico como etapa inicial para a construção de políticas públicas ambientais.
“Essa conferência é uma tentativa de democratizar a participação da população local e da sociedade civil. É o momento de ouvir as demandas, compreender as necessidades específicas e construir coletivamente políticas públicas ambientais que sejam efetivas e inclusivas, principalmente neste período pré-COP30, onde o Brasil assume um protagonismo internacional.”, comentou.
Após a abertura oficial e a execução do Hino Nacional pela Banda do Corpo de Bombeiros Militar do Pará, iniciaram-se as palestras e grupos de trabalho. Os debates giraram em torno dos cinco eixos centrais da conferência: redução de emissões de gases de efeito estufa, justiça climática, prevenção de riscos, transformação ecológica e educação ambiental.
Durante o evento, Renata Novaes, secretária municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, também destacou a importância da construção coletiva de propostas. “Este espaço é crucial para que possamos ouvir diferentes perspectivas e construir políticas que atendam às reais necessidades da nossa região e das futuras gerações.”
A programação também incluiu atrações culturais e apresentações artísticas, como a performance da Filarmônica IPEARTE, regida pelo maestro Jonatas Araújo Batista de Abreu. A conferência se encerrará com a eleição dos delegados que representarão a região na etapa estadual, garantindo que as demandas locais sejam levadas aos fóruns estaduais e nacionais.
Da Redação Comus
Fotos: Ary Brito