Conferência discute garantias e avanços de direitos das mulheres em Marituba

Mais de 100 lideranças femininas se reuniram nesta sexta-feira (17), na IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres”. As conferências municipais estão acontecendo em todo o país e têm como umas de suas propostas a promoção e participação da sociedade, em especial das mulheres, na formulação e no controle das políticas públicas para as mulheres. O tema central da Conferência é “Garantias e Avanços de Direitos das Mulheres: Democracia, Respeito, Diversidade e Autonomia”.

A prefeita Patrícia Mendes fez a abertura do evento que contou com a presença das secretárias municipais, vereadora Alexandra Moura, e representantes de coordenadorias e órgãos estaduais voltados às mulheres.

A liderança Carla Cantão destaca o papel da mulher na política

“ Muito se conquistou desde que assumimos a gestão. As políticas públicas para as mulheres devem ser uma das maiores prioridades de qualquer gestão pública. Lugar de mulher é onde ela quiser, é sempre bom destacar” comentou a prefeita Patrícia Mendes.

Patrícia destacou a parceria com o Governo do Estado que irá permitir a instalação da Delegacia da Mulher em Marituba. Ela ainda comentou sobre a instalação do conselho da Mulher e a criação da Secretaria Municipal da Mulher que em breve irá se configurar como realidade em Marituba.

A diretora de Assistência Social, Carmen Silva, comenta que a busca das políticas públicas deve ser uma realidade para todas as mulheres, independente de como ela se identifique. “Não estamos aqui para trabalhar a mulher enquanto vítima, nós estamos aqui para trabalhar o direito para todas e ainda comemorar os avanços no que diz respeito às políticas públicas no município”, comentou.

Mulheres discutem politicas públicas na IV Conferência

Para a liderança comunitária feminina Carla Cantão, a conferência é a oportunidade de multiplicar informações que levem cada vez mais, um número maior de mulheres, ao empoderamento e uma participação maior na política. “ Nós mulheres entendemos cada vez mais o nosso papel na política. Eu sou liderança, mas tenho que multiplicar estas informações para atingir muito mais mulheres”, ressaltou.

A IV Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres irá gerar um relatório final com propostas aprovadas em plenária que será encaminhada ao Governo do Estado para subsidiar a elaboração ou planejamento do Plano Estadual de Políticas para as mulheres no Estado.

Da Redação Comus Marituba

Texto:  Ary Brito e Vitor Dargot