Coletores de lixo de Marituba ganham uniformes novos e kits de proteção individual

A Prefeitura de Marituba entregou, nos últimos dias, uniformes novos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) aos servidores da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (Seidur) que atuam como coletores de lixo.

A profissão expõe os trabalhadores a diversos riscos, portanto, o uso de EPI minimiza essas ameaças. Os kits contêm luvas, botas, calças, camisas e bonés. O uniforme utiliza material refletivo para aumentar a visibilidade. Os equipamentos evitam acidentes e proporcionam melhores condições de trabalho aos coletores.

O titular da Seidur, Coaraci Dias, explicou a importância da profissão para conservação do município. “Os garis são os principais responsáveis pela limpeza urbana. Os equipamentos são desgastados com o uso e a qualidade do material aumenta a durabilidade. Nosso objetivo é proporcionar mais agilidade nas coletas e melhorar o serviço prestado à população”, frisou.

A coletora Aldileia Oliveira, 37 anos, mãe e chefe de família com quatro filhos e três netos, destacou o que sente ao andar uniformizada. “A farda representa muita coisa. Gosto de mostrar que sou gari, porque tenho muito orgulho do meu trabalho. Fico muito grata por receber o uniforme, ficamos bem vistos na sociedade. As pessoas nos reconhecem como gari”, destacou.

O uso do uniforme é obrigatório, de acordo com o código de segurança da atividade. O equipamento serve como barreira de proteção à saúde e integridade física. “As luvas são um dos itens principais, porque grande parte desse trabalho é feito manualmente, garantindo proteção contra objetos cortantes. As botas evitam escorregões e quedas. O uniforme auxilia na identificação das equipes e padronizam os servidores nas ruas, marcando o compromisso da nova gestão com limpeza urbana”, acrescentou o responsável da Seidur, Coaraci Dias.

Inicialmente, os kits foram entregues aos colaboradores que atuam como coletores de lixo. Em breve, a Prefeitura também entregará aos servidores que trabalham nos outros setores da limpeza urbana, oferecendo mais segurança e saúde.

Em breve, a Prefeitura também entregará os equipamentos aos servidores que trabalham nos outros setores da limpeza urbana

Texto: Poliana Suene

Fotos: Poliana Suene e Vitor Dagort