Cerimônia marca encerramento de oficina realizada pelo CAPS Marituba

0

Assistidos pelo CAPS apresentam objetos feitos com material reciclado

 

 

 

 

 

 

Assistidos pelo Centro de Atenção Psicossocial de Marituba (CAPS), participaram, na tarde da última sexta-feira (12), da cerimônia que marcou o encerramento da oficina Reaproveitamento de Material Reciclável, realizado pela Prefeitura de Marituba, por meio do CAPS, em parceria com o Sistema Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR).

O curso iniciou na última segunda-feira (08), com uma turma de 12 pessoas, que aprenderam a reciclar materiais como papelão, plástico e papel. Ao final das atividades dos alunos fizeram bonecas, porta joias e porta retrato utilizando esses materiais. O assistido Waldeci da Silva não estava acreditando no que foi capaz de fazer. “Eu vim todos os dias para a oficina, achei muito lindo tudo que fizemos com a ajuda da instrutora. Aprendemos a mexer com vários tipos de materiais. Eu gostei muito, criei coisas que nem imaginava”, contou emocionado.

A pedagoga do Caps, Izabelle Falção, afirma que a oficina é um momento importante para os usuários do CAPS. “Nós trabalhamos o protagonismo deles esses cursos são essenciais para eles, funciona como uma terapia. Muitas vezes eles se sentem inúteis e excluídos da sociedade e com isso que eles produziram aqui, se sentem úteis, podem levar para casa, podem fazer para vender. O foco a oficina é que eles possam se reinserir na sociedade”, afirmou Izabelle.

Segundo a gerente do CAPS, Wilma Alexandre, a instituição realiza atendimento das demandas relacionadas à saúde mental. No local, os assistidos podem dispor de vários serviços. “No CAPS eles contam com acompanhamento de terepeuta, psicóloga, assistente social, farmacêutico, psiquiatra. Mas, o nosso maior objetivo é inseri-los na sociedade é mostrar pra eles que eles são capaz e por isso realizamos cursos como esse”, contou a gerente.

A cerimônia de encerramento do curso foi realizada na escola Emília Clara, os atendidos pelo CAPS ganharam um certificado do Senar e participaram de um coquetel para comemorar o momento. Durante a cerimônia de encerramento, os alunos fizeram uma homenagem para a instrutora e funcionários do CAPS, cantando uma música gospel.

Texto: Jamyla Magno

Fotos: Ary Brito

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade