“O CER significa tudo na minha vida, meu filho recebeu o diagnóstico de autismo e desde que este local foi inaugurado, meu filho foi acolhido com muito amor aqui. Ele não tinha comunicação, não olhava nos olhos e andava nas pontas dos pés e desde o início do tratamento tem apresentado grandes avanços em sua reabilitação”, disse Maria Josiane Gonçalves sobre o atendimento do seu filho José Emanuel, 3 anos, no Centro Especializado em Reabilitação.

Nesta terça-feira (27), o Centro Especializado em Reabilitação (CER III) completa um ano de funcionamento, após sua reforma e implementação de serviços, levando cerca de 32 mil atendimentos de reabilitação a população de Marituba.

Com serviços de neurologia, ortopedia, oftalmologia, psiquiatria, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, entre outros, o Centro Especializado em Reabilitação é um ponto de atenção ambulatorial especializado em reabilitação que realiza diagnóstico, tratamento, concessão, adaptação e manutenção de tecnologia assistiva.

José Emanuel apresenta grande evolução desde o início do atendimento

Josiane Gonçalves conta que desde que o seu filho iniciou o tratamento no CER a sua evolução foi perceptível. “E quem ganha com isso é ele, eu e toda a nossa família. Só de ver ele, hoje, me abraçando, beijando e demonstrando sentimento, me deixa muito feliz. Isto é resultado do atendimento realizado aqui. Esse desenvolvimento é graças ao CER pelo grande trabalho que tem realizado com meu filho”.

O local está alinhado a política nacional de inclusão da pessoa com deficiência e suas diretrizes, instituída pela portaria de consolidação n° 3/GM/MS, de 28 de setembro de 2017 e atende gratuitamente pessoas com deficiência física, intelectual e visual encaminhados pelo serviço de regulação local (Dirac) e centros especializados em saúde do município de Marituba.

O atendimento aos pacientes é realizado por uma equipe multidisciplinar dedicada a reabilitação do paciente e é composto por quatro momentos: acolhimento do usuário e sua família, avaliação global com equipe multiprofissional, reabilitação e habitação, e alta qualificada com direcionamento para o Sistema Único de Saúde (SUS).

André Queiroz e seu filho Enzo Rebelo

André Queiroz é pai do pequeno Enzo Rebelo, 5 anos, que também teve diagnóstico de autismo. Ele conta que chegou a pensar em deixar o emprego para acompanhar o filho durante o tratamento em Belém, mas com a inauguração do CER em Marituba consegue conciliar o emprego e os dias de atendimento do seu filho.

“Atualmente, meu filho realiza sessões de terapia ocupacional e fonoaudiologia e eu agradeço muito a prefeitura pelo ótimo trabalho que tem oferecido aos seus munícipes. A gente que é pai se sente tão bem aqui com um atendimento em excelência. Meu filho, hoje, tem um desenvolvimento muito bom, já consegue falar e interage com outras crianças”, disse.

Enzo Rebelo durante interação

O diretor do CER, Jailson Cruz, avalia o primeiro ano de funcionamento do local. “Atualmente, o CER atende três modalidades –intelectual, física e visual – e dentre as histórias que ouvimos por aqui, geralmente são de pacientes com grande dificuldade de aprendizado e desacreditadas no tratamento, porém após o início do tratamento multiprofissional se torna visível o bom desenvolvimento de suas habilidades e socialização desses pacientes”, afirma.

Centro Especializado em Reabilitação

Local: Br 316 – Km 12 (Ao lado do Ginásio Poliesportivo)

Horário de funcionamento: 8h às 17h

Da redação Comus